Steam deixará de rodar no Windows XP devido (em parte) ao Google Chrome
Steam perdeu suporte ao Windows XP e Windows Vista desde 1º de janeiro de 2019, mas continua funcionando em PCs antigos
Steam perdeu suporte ao Windows XP e Windows Vista desde 1º de janeiro de 2019, mas continua funcionando em PCs antigos
O Steam perdeu suporte ao Windows XP e Windows Vista desde 1º de janeiro de 2019, em parte devido ao Google Chrome. A Valve avisou que, por causa disso, sua plataforma de jogos deixaria de rodar nesses sistemas operacionais. No entanto, o cliente ainda continua funcionando em PCs antigos e máquinas virtuais.
A Valve encerrou o suporte oficial ao Windows XP e Vista porque prepara novos recursos que dependem de uma versão embutida do Google Chrome, e ele não funciona em versões antigas do sistema operacional.
Claro, a “culpa” não é só do navegador: versões futuras do Steam exigirão recursos e atualizações de segurança “presentes apenas no Windows 7 e superior”, explica a empresa.
O cliente Steam para Windows XP e Vista ganhou uma barra vermelha na parte superior, avisando que deixaria de rodar em breve:
The last day of Steam running on Windows XP. It's been supporting XP longer than any browsers and Microsoft itself. Thanks Valve! pic.twitter.com/LmHA0t2cnO
— Are We The Baddies? (@arewetehbaddies) December 31, 2018
No entanto, ele ainda continua funcionando em 2 de janeiro, tanto em instalações nativas como em máquinas virtuais. Deve ser questão de tempo até que a Valve libere uma atualização para barrá-lo em sistemas mais antigos.
Steam is still working for Windows XP on January 2nd. pic.twitter.com/f49v9pfOgf
— Bob Pony (@TheBobPony) January 2, 2019
Estatísticas mostram que 0,11% dos usuários do Steam estão no Windows XP. O Vista não aparece no ranking. O Windows 10 lidera a lista com 64%, seguido de longe pelo Windows 7 com 28% (somando as versões de 32 e 64 bits).
A Epic Games Store requer Windows 7 ou mais recente, assim como o Discord — ambos concorrem com o Steam na venda de jogos. Até mesmo a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP (em 2014) e Vista (em 2017), fornecendo apenas algumas atualizações críticas de segurança.
Por isso, a Valve pede que os usuários atualizem “para versões mais recentes do Windows, a fim de ter acesso contínuo aos recursos mais recentes do Steam, e para garantir acesso futuro a todos os jogos e outros conteúdos”.
Com informações: Valve.