Google testa atualizações do Android Q através da Play Store

Update apareceu em alguns aparelhos Pixel que rodam o Android Q beta

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Aparentemente o Google está testando uma nova forma de entregar atualizações do sistema operacional e ela envolve a Play Store. Usuários que estão com a versão beta do Android Q encontraram updates de sistema que chegam por meio da loja oficial do gigante das buscas para softwares, deixando de lado a distribuição via menu de ajustes.

A mudança já é utilizada por alguns fabricantes para entregar recursos de alterações da interface, como é o caso de apps da One UI que são entregues via Galaxy Apps e partes da ZenUI, que chegam pela Play Store. A diferença é que a alteração que é entregue ao usuário neste teste é mais profunda e envolve alterações no firmware.

A novidade foi encontrada por algumas pessoas que testam o próximo Andorid em um aparelho Pixel. Uma notificação de atualização de sistema aparece, o arquivo é baixado por meio da Play Store e tocar na notificação de conclusão do download faz o celular ser reiniciado automaticamente.

Forçar a atualização ao tocar nas notificações pode não ser a melhor forma de entregar updates (não é, usuário do Windows 10?), e isso pode estar acontecendo pelo estágio inicial de testes da nova ferramenta. Certamente ela será alterada para que o proprietário do aparelho possa escolher quando quer atualizar o dispositivo – da mesma forma como acontece atualmente com estas alterações.

De qualquer forma, o Google já entregou novidades para aparelhos por meio de sua loja, como é o caso do Google Play Services. Entregar alterações mais profundas pela loja também pode ajudar na hora de diminuir o tempo entre a liberação do update e a instalação pela base de usuários do sistema.

Com informações: Android Police e 9to5Google.

Receba mais sobre Android 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados