Google desiste de dual boot com Windows e Chrome OS no Pixelbook

O que resta como sistema operacional secundário no Chrome OS é o suporte nativo para o Linux

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

De acordo com um usuário do Reddit, o Google removeu a citação de sistemas operacionais alternativos no dual boot que já existe em Chromebooks e que estava em testes no Pixelbook. A novidade pode ser um banho de água fria para quem esperava poder instalar o Windows 10 em um destes computadores portáteis.

Alguns modelos de Chromebook são muito mais potentes do que o necessário para o Chrome OS rodar, como é o caso do Pixelbook que roda com um processador Intel Core i7 de sétima geração, até 16 GB de RAM e 512 GB de SSD. Rumores circularam a partir do ano passado, apontando um projeto interno do Google chamado de Campfire e que permitiria o dual boot, mas que parece que foi descontinuado pelo gigante das buscas.

Ainda não está claro qual seria o motivo do cancelamento, mas alguns veículos comentam que o desenvolvimento deste projeto já estava parado desde dezembro do ano passado – com o fim dele acontecendo agora.

Um ponto que pode ajudar nesta decisão é que a quantidade enorme de memória interna do Pixelbook é raridade nos Chromebooks, onde a média da imensa maioria dos modelos é de 32 GB de espaço interno. O meu modelo, um Chromebook Plus da Samsung e que comprei em 2017, tem 32 GB e está longe de ser um modelo barato – custou mais ou menos US$ 400 na época, mais do que o suficiente para comprar um notebook Windows bastante potente.

O que resta para um possível segundo sistema operacional é o suporte nativo do Linux para Chrome OS, que pode permitir até um Ubuntu instalado em um computador com o sistema operacional do Google – dá até pra instalar essa distro de Linux e remover o Chrome OS, mas não aconselho que isso seja feito.

Com informações: Android Police e The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados