Apple deve anunciar MacBook Pro de 16 polegadas em setembro
Embora menos provável, Apple também pode anunciar MacBooks e iPads com tela OLED
Os primeiros rumores surgiram em fevereiro e, recentemente, ganharam forças graças à IHS Markit: a empresa de consultoria afirma que a Apple vai lançar um MacBook Pro de 16 polegadas e design renovado em setembro. Essa não é a única possível novidade: também há burburinhos sobre iPads e MacBooks com tela OLED.
- Apple lança MacBook Pro com chip octa-core e teclado novo por até R$ 54.599
- Apple faz recall de MacBooks Pro com risco de incêndio na bateria
Como que para dar mais credibilidade às previsões, Jeff Lin, diretor para eletrônicos de consumo da IHS Markit, disse que a Apple só não irá lançar o novo MacBook Pro em setembro se algum imprevisto atrapalhar o desenvolvimento do dispositivo.
Divulgado pela Forbes, o relatório da empresa diz que o novo MacBook Pro vai ter tela de 16 polegadas com resolução de 3072×1920 pixels — para fins de comparação, o modelo atual de 15 polegadas têm display Retina de 2880×1800 pixels.
Além disso, o laptop deve ser equipado com um processador Intel de nona geração (série H). Há boas chances de que o MacBook Pro de 13 polegadas e o MacBook Air também sejam atualizados para essa geração de chips.
Já o sistema operacional, tanto do suposto MacBook Pro de 16 polegadas quanto dos outros modelos que vierem a ser atualizados, deverá ser o macOS Catalina, o que não é exatamente surpresa: a versão final do sistema (10.15) também é esperada para setembro.
Outro detalhe que chama atenção no relatório da IHS Markit é a afirmação de que o novo MacBook Pro vai ter tela LCD fornecida pela LG. De certo modo, essa possibilidade entra em conflito com outra linha de rumores, embora esta não seja forte: a de que a Apple irá lançar vários dispositivos com painel OLED.
Se esses rumores estiverem certos, poderemos ter modelos mais avançados da linha MacBook e até iPads com telas do tipo. Essa seria uma forma de a Apple compensar a Samsung pela compra de painéis OLED com volume supostamente abaixo do que foi estabelecido em contrato como consequência das vendas fracas dos iPhones XS e XS Max.
Mas, de acordo com Ming-Chi Kuo, analista que tem um longo histórico de previsões acertadas sobre a Apple, a companhia só deverá lançar MacBooks ou iPads com um tipo diferente de tela em 2021 — e nem seria com OLED, mas mini-LED.