Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Spotify Lite é oficial: versão tem só 10 MB e economiza dados móveis

Disponível apenas para Android, Spotify Lite foi lançado no Brasil e outros 35 países

Emerson Alecrim

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Depois de um ano em fase beta, o Spotify Lite chegou à versão final. O aplicativo foi lançado oficialmente nesta terça-feira (9) com o objetivo de atender a usuários que usam smartphones Android de baixo custo. A principal diferença em relação ao app tradicional é a simplificação: o arquivo de instalação da versão Lite tem apenas 10 MB.

Spotify Lite

O Spotify Lite foi desenvolvido para ser econômico no consumo de recursos. Além de ocupar menos espaço de armazenamento, o app foi otimizado para exigir pouco processamento e funcionar com conexões lentas à internet. O usuário pode inclusive configurar um limite de tráfego (de 250 MB a 3 GB por mês) para não ficar sem franquia em seu plano de dados.

Apesar da simplificação, o Spotify diz que a versão Lite mantém 90% das funcionalidades do aplicativo original. Ao abrí-lo, o app mostra as músicas que você escutou recentemente (a não ser que você seja um novo usuário) e, logo abaixo, lista as playlists geradas automaticamente, incluindo o radar de novidades e as descobertas da semana.

As playlists criadas ou seguidas por você aparecem na guia Favoritos. Aqui dá para perceber uma das mudanças em relação à primeira versão do Spotify Lite: ao contrário desta, a atual permite a criação de playlists, bem como possibilita o download delas para reprodução offline — é possível limpar o cache e excluir downloads rapidamente nas configurações se faltar espaço no celular.

Por outro lado, o Spotify Lite não tem uma área específica para podcasts. Outra restrição: o app possui uma quantidade bem mais limitada de recomendações na guia inicial e de configurações.

Spotify Lite - configurações

A qualidade sonora vem configurada como Básica, mas é possível mudá-la para Normal, Alta ou Altíssima nas configurações. É claro que, quanto maior for a qualidade, mais dados serão baixados e mais armazenamento será usado.

O Spotify Lite foi pensado principalmente para países emergentes, por isso, está sendo disponibilizado em apenas 36 mercados, entre eles, África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, Egito, Índia, Indonésia e Malásia.

É necessário ter o Android 4.3 ou superior. O aplicativo está disponível no Google Play e funciona tanto com contas gratuitas quanto com contas Premium.

Ao TechCrunch, um representante da companhia informou que não há planos de lançamento de uma versão do Spotify Lite para iOS.