Uber Comfort tem carros com espaço extra e corridas sem conversas

Por ora, Uber Comfort só está disponível em algumas cidades nos Estados Unidos e Canadá

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Foto via Stock Catalog/Flickr

O Uber anunciou nesta terça-feira (9) uma nova categoria de serviços, por ora, disponível apenas nos Estados Unidos e Canadá: o Uber Comfort permite ao usuário solicitar carros mais novos, espaço extra para as pernas e, como destaque, que o motorista fique em silêncio durante a corrida, a não ser para informações essenciais.

Esse “modo silencioso” não é exatamente novidade. Algumas cidades americanas passaram a contar com essa opção nas categorias Uber Black e Uber Black SUV em maio.

Já o Uber Comfort fica abaixo das categorias Uber Black, mas está acima das opções mais populares, razão pela qual também é mais cara que estas: entre 20% e 40% a mais que no Uber X.

Basicamente, o que diferencia o Uber Comfort são três características: carros mais novos e de tamanho médio, espaço extra para as pernas e preferências predefinidas do usuário.

Nesta última, você pode definir a sua preferência de temperatura do ar condicionado e escolher se está disposto a conversar com o motorista ou se prefere fazer a corrida em silêncio, bem como deixar essa opção em “sem preferência”.

Há quem critique a opção do modo silencioso por entender que ela afronta a dignidade dos motoristas ao condicioná-los a trabalhar como “robôs”.

Mas um representante do Uber informou ao TechCrunch que essa opção foi, de modo geral, bem recebida por motoristas e usuários do Uber Black, dando como exemplo de passageiros em potencial aqueles que estão a trabalho e querem aproveitar o tempo da viagem para tratar de pendências.

Uber Comfort

O modo silencioso também é visto como uma opção importante para pessoas com deficiência auditiva, mulheres que querem evitar conversas com motoristas do sexo masculino para reduzir o risco de assédio e indivíduos com ansiedade social.

É claro que a nova modalidade também é uma opção para usuários que estão dispostos a pagar um pouco mais pelas corridas simplesmente porque não gostam ou não querem conversar.

Os motoristas que quiserem participar do Uber Comfort devem ter pontuação igual ou superior a 4,85 e um carro com até cinco anos de fabricação que atenda aos requisitos de espaço interno, como o Toyota Camry, o Honda Odyssey e o Audi SQ7 (entre outros).

Por enquanto, o Uber Comfort está disponível em cerca de 40 cidades nos Estados Unidos e Canadá, como San Francisco, Los Angeles, Las Vegas, San Diego, Seattle e Ottawa. Ainda não há informação sobre disponibilidade em outros países.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados