Chip U1 permite que iPhone 11 encontre outro rapidamente para transferir arquivos

Apple sinaliza que chip U1 do iPhone 11 e 11 Pro terá mais funcionalidades

Emerson Alecrim
Por

Quando a Apple anuncia um iPhone, alguns detalhes importantes sobre a novidade só aparecem depois do evento de lançamento. É o caso do chip U1: presente tanto no iPhone 11 quanto na linha iPhone 11 Pro, ele permite que você transfira um arquivo via AirDrop simplesmente apontando o seu aparelho para outro. E olha que esse é só um dos atributos.

Apple iPhone 11 Pro

O U1 consiste, basicamente, em um chip que permite ao iPhone localizar e se comunicar rapidamente com dispositivos próximos baseados na mesma tecnologia.

Até certo ponto, o U1 lembra o Bluetooth Low Energy (LE): ambas as tecnologias são baseadas em rádio de curto alcance e baixo consumo de energia para comunicação sem fio entre dispositivos fisicamente próximos.

Porém, a tecnologia da Apple aparenta ser mais precisa na localização: tendo um iPhone com U1 e iOS 13, tudo o que você precisa fazer é apontar o aparelho para outro equipado com o mesmo chip; na sequência, o AirDrop colocará o dispositivo encontrado como prioridade para receber o arquivo a ser compartilhado.

A ideia é fazer a comunicação ser bem rápida: embora a Apple não comente velocidades, sabe-se que a tecnologia permite que a distância entre os dois dispositivos seja calculada para otimizar a transmissão. Não por acaso, a letra ‘U’ em U1 faz referência à tecnologia de banda ultralarga do chip.

iPhone 11 Pro - AirDrop

Mas a Apple não implementaria um chip como esse apenas para facilitar o uso do AirDroip, certo? Pois bem, nas páginas dos novos iPhones, a Apple diz “e esse é só o começo” no tópico que aborda o U1. Podemos esperar por mais funcionalidades, portanto.

A companhia faz mistério sobre quais, mas uma possibilidade é a de que o chip funcione com o Apple Tag, um pequeno dispositivo que, se for mesmo lançado, vai te ajudar a localizar as suas chaves ou a sua carteira, por exemplo.

Os rumores diziam que o Apple Tag seria anunciado junto aos novos iPhones. Não foi. Mas isso não significa que a ideia foi descartada. Fiquemos de olho.

Com informações: The Verge.

Relacionados

Relacionados