Início / Notícias / Brasil /

Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

O ministro Marcos Pontes realizou na semana passada uma videoconferência com um executivo da Tesla

Victor Hugo Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O governo federal quer convencer a Tesla a abrir uma fábrica no Brasil. Há, inclusive, um planejamento sendo discutido entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), interlocutor da iniciativa.

Tesla Model Y

Tesla Model Y

A informação é do NSC Total, que conversou com Freitas. O deputado não confirmou o nome da Tesla e preferiu dizer que a empresa analisada pelo governo é uma das mais montadoras valiosas do mundo e que pode abrir uma fábrica na América do Sul até 2023.

Apesar de Freitas não ter confirmado, a agenda de Pontes indica que, na quarta-feira (12), ele teve uma videoconferência com o parlamentar e um representante da Tesla. A conversa também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino.

O objetivo da reunião seria criar uma aproximação entre governo e Tesla para apresentar as vantagens da instalação da fábrica ao Brasil. Agora, a ideia é visitar a companhia em uma comitiva brasileira para formalizar o interesse de trazer uma de suas fábricas ao país.

Ao NSC Total, Farias afirmou que, além de uma abertura de mercado, o país ganharia com a criação de empregos e o investimento em energia limpa. O deputado é autor do projeto de lei 4825/2019, que propõe incentivos fiscais para a produção de carros elétricos.

O projeto estabelece uma isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de Imposto sobre Importação para carros elétricos. Ele também cria uma isenção de IPI até 2029 para a produção local dos carros elétricos e híbridos, além de suas baterias.