Governo quer atrair fábrica da Tesla para Santa Catarina

O ministro Marcos Pontes realizou na semana passada uma videoconferência com um executivo da Tesla

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tesla Model Y

O governo federal quer convencer a Tesla a abrir uma fábrica no Brasil. Há, inclusive, um planejamento sendo discutido entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), interlocutor da iniciativa.

A informação é do NSC Total, que conversou com Freitas. O deputado não confirmou o nome da Tesla e preferiu dizer que a empresa analisada pelo governo é uma das mais montadoras valiosas do mundo e que pode abrir uma fábrica na América do Sul até 2023.

Apesar de Freitas não ter confirmado, a agenda de Pontes indica que, na quarta-feira (12), ele teve uma videoconferência com o parlamentar e um representante da Tesla. A conversa também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino.

O objetivo da reunião seria criar uma aproximação entre governo e Tesla para apresentar as vantagens da instalação da fábrica ao Brasil. Agora, a ideia é visitar a companhia em uma comitiva brasileira para formalizar o interesse de trazer uma de suas fábricas ao país.

Ao NSC Total, Farias afirmou que, além de uma abertura de mercado, o país ganharia com a criação de empregos e o investimento em energia limpa. O deputado é autor do projeto de lei 4825/2019, que propõe incentivos fiscais para a produção de carros elétricos.

O projeto estabelece uma isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e de Imposto sobre Importação para carros elétricos. Ele também cria uma isenção de IPI até 2029 para a produção local dos carros elétricos e híbridos, além de suas baterias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados