União Europeia quer facilitar troca de baterias de celular e fone sem fio

O órgão deve apresentar a exigência em março como parte de uma iniciativa sustentável

Victor Hugo Silva
Por

A União Europeia pretende ajudar consumidores a permanecerem mais tempo com um celular, tablet ou fone de ouvido sem fio. Para isso, o órgão trabalha para obrigar as fabricantes a facilitarem a troca das baterias desses equipamentos.

Bateria do Samsung Galaxy Note Edge

Segundo o jornal holandês Het Financiele Dagblad, a medida está em sua fase final de elaboração e será oficializada em março. A nova exigência faz parte da Green Deal, uma iniciativa de sustentabilidade da União Europeia.

A ideia é que os usuários passarão a gerar menos lixo se ficarem com os seus aparelhos por mais tempo e trocarem apenas o que não funciona. As empresas, por sua vez, deverão garantir que os dispositivos tem um conserto simples e oferecer peças de substituição.

O órgão europeu deseja ainda cobrar a reutilização mais ampla de materiais por parte das fabricantes, além de uma produção mais sustentável. As empresas também serão proibidas de destruírem os itens que não chegaram a ser vendidos.

Estas não são as únicas ações para reduzir o lixo eletrônico em países europeus. Em janeiro, a Comissão Europeia retomou o plano de adotar o padrão de carregamento USB-C em celulares, tablets, leitores de e-books e outros dispositivos.

A instituição acredita que a medida ajudaria a reduzir a estimativa de 51 mil toneladas de carregadores antigos jogados fora anualmente. Além disso, o padrão ajudaria os usuários, que poderiam utilizar um carregador em todos os dispositivos, mesmo de marcas diferentes.

Com informações: XDA Developers.

Relacionados

Relacionados