Sony anuncia dois sensores de câmera com processador de IA

Os novos sensores da Sony podem levar tarefas de inteligência artificial para locais com dificuldade de conexão com a nuvem

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
sensores sony inteligencia artificial IMX500 IMX501

A Sony divulgou nesta sexta-feira (15) dois novos sensores (IMX500 e IMX501) que utilizam um chip que trabalhará apenas a inteligência artificial. Prometido como os primeiros sensores com IA embarcada, a ideia é de levar o reconhecimento de cena para o hardware que também sabe tirar fotos de 12,3 megapixels.

A fabricante japonesa elenca três motivos para sua escolha de colocar um hardware dedicado para inteligência artificial em seus sensores, sendo que o primeiro deles é para diminuir a latência e a dependência de conexão com a internet para o reconhecimento de imagem. O segundo está na privacidade dos dados trafegados e o terceiro fica em consumo de energia e custo total do recurso.

No exemplo oferecido pela própria Sony, o sensor é capaz de identificar não somente se um cachorro está na cena ou se a luz é suficiente para a foto, mas saber que uma guitarra está lá, junto de uma bola de tênis, de futebol, de basquete e até uma raquete compartilham o mesmo espaço na mesma imagem. Todo o processamento é feito localmente, sem conexão e isso economiza energia, junto de dados.

Claro que o processamento em nuvem pode oferecer ainda mais detalhes sobre o que viu o sensor, mas a ideia aqui é de reduzir a necessidade deste segundo passo principalmente para locais com problemas com conexão.

Além de câmeras mais inteligentes, a proposta do sensor está em aplicações em outros campos, como um alto-falante inteligente que consegue reconhecer quem está falando com mais precisão, ou então uma loja que saberá mais sobre seus clientes e até mesmo monitorar o estoque dos produtos de uma prateleira. Um terceiro exemplo mostra que um carro inteligente pode saber se o motorista não está prestando atenção na rua, e emitir um alerta.

Em câmeras, os sensores são capazes de filmar em 4K com 60 quadros por segundo, Full HD (1080p) em 240 fps e as fotos são registradas em até 12,3 megapixels, tudo isso com HDR.

Tanto o IMX500 como o IMX501 utilizam a tecnologia de inteligência artificial da Sony no sensor, com os dois planejados já para aparecerem nas mãos dos parceiros ainda neste ano. O IMX500 é um modelo que carrega apenas o sensor e já está indo para as mãos destes fabricantes, enquanto que o IMX501 deve ser enviado somente em junho deste ano.

Os primeiros produtos que utilizarão estes sensores devem aparecer entre o final deste ano e o começo de 2021.

Com informações: Sony.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados