Xiaomi atualiza modo anônimo do Mi Browser de novo após polêmica

Atualização para Mi Browser e Mint Browser altera opção para desativar coleta de dados de navegação no modo anônimo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Configurações do Modo Anônimo do Mi Browser, navegador da Xiaomi (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

A Xiaomi atualizou novamente o modo anônimo do Mi Browser e Mint Browser. O update disponibilizado nesta semana chega após a polêmica sobre a coleta indevida de dados nos navegadores da companhia chinesa. Os aplicativos estão disponíveis somente para celulares Android.

A atualização altera, mais uma vez, as configurações do modo anônimo dos navegadores. Agora, em vez de apresentar a opção “Enhanced Icognito Mode”, os apps oferecem a configuração “Help us improve Mi Browser” (“Ajude-nos a melhorar o Mi Browser”, em tradução livre), segundo o Android Authority.

De acordo com as descrições nas configurações dos aplicativos da Xiaomi, o recurso “ativa o compartilhamento de estatísticas de uso quando o modo de navegação anônima estiver ativado”. Em outras palavras, ao manter o recurso desabilitado, o navegador não irá compartilhar dados com os desenvolvedores no modo anônimo.

A atualização dá um novo capítulo ao caso da Xiaomi. Recentemente, a marca chinesa foi acusada de coletar dados, como histórico de navegação e termos de busca, mesmo com o modo anônimo ativado. Em resposta às críticas, a companhia chegou a atualizar os navegadores, em maio, para reforçar a privacidade dos usuários nos apps.

O update com a nova opção do modo anônimo está disponível para o Mi Browser (12.2.4) e Mint Browser (3.4.6). Para desabilitar ou verificar se a configuração está desativada, realize os seguintes passos:

  1. Acesse as configurações do navegador;
  2. Toque em “Modo Incógnito” (Mi Browser) ou “Configurações do Modo incógnito” (Mint Browser);
  3. Mantenha a opção “Help us improve Mi Browser” ou “Help us improve Mint Browser” desativada para não compartilhar dados de navegação.

A versões mais recentes dos navegadores já estão disponíveis para download na Google Play Store.

Com informações: Android Authority

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados