Google Chrome remove teste que forçava modo escuro nos sites

Modo escuro do Google Chrome é interessante, mas pode quebrar alguns sites ou até mesmo deixar textos inteiros invisíveis

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Chrome rodando modo noturno forcado

O Google removeu um recurso ainda em testes do Chrome que roda em qualquer plataforma, que forçava todo e qualquer site exibir um modo escuro. A ferramenta estava escondida, no Chrome Canary 86 ela deixa de existir e assim provavelmente não será mais lançada para a versão estável do browser.

Convenhamos que os amantes de modo escuro, ou modo noturno, como eu, adoram que tudo deixe de ser claro e cheio de brilho. O problema é que poucos sites pensam da mesma forma e mesmo que com uma interface escura, entrar até mesmo na home do Google faz um farol acender no display do smartphone, tablet ou computador.

Para alento destas pessoas, o Chrome permite ativar uma flag chamada #enable-force-dark que força o modo escuro em sites, mas ela está dentro da parte de flags em fase de teste – desde o ano passado. Uma pequena mudança na versão Canary do Chrome 86 removeu esta flag e isso pode ser o sinal de que ela nem passará para as flags fora do campo experimental, além de não chegar nem mesmo em recurso visível para todos na parte de configurações do browser.

Por melhor que fosse a intenção, ativar o modo escuro forçado pode quebrar alguns sites ou até mesmo deixar um texto invisível quando ele já está em um fundo preto. Se a remoção desta flag chegar até o Chrome 86 estável, previsto para ser lançado em setembro, a única escolha para quem precisa deste recurso estará em extensões de terceiros.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados