Facebook remove grupo anti-máscara por conta de desinformação

Com mais de 9 mil participantes, o grupo removido pelo Facebook runia informações falsas sobre a COVID-19 e o uso de máscaras

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 4 meses
Grupos anti-máscara no Facebook (Reprodução/The Verge)

O Facebook decidiu remover um grupo anti-máscara devido a desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus. O chamado “Unmasking America” contava com cerca de 9.600 participantes e reunia teorias da conspiração sobre a COVID-19 disseminadas por pessoas contrárias ao uso de equipamentos de proteção recomendados por órgãos de saúde.

Entre as falsas alegações, estavam as de que máscaras impedem a passagem de oxigênio e afetam negativamente o estado psicológico de quem as usa. Uma publicação compartilhada no grupo removido pela rede social afirmava que a máscara é “uma âncora psicológica para supressão, escravização e obediência cognitiva”.

Alguns participantes do grupo publicaram fotos de máscaras com a estampa de “Make America Great Again”, slogan usado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No entanto, o republicano, que evitava usar máscara em público, afirmou na segunda-feira (21) que o uso da proteção é um ato “patriótico”.

O “Unmasking America” pode não ser o único grupo removido por fake news ligadas à pandemia. “Temos políticas claras contra a promoção de desinformação prejudicial sobre a COVID-19 e removemos esse grupo enquanto analisamos os outros”, afirmou o Facebook ao The Verge. Entre os demais grupos, estavam “Million Unmasked March” e “Usmaking Fear”, que também alegavam sem qualquer evidência que o uso de máscaras é prejudicial à saúde.

Esta não é a primeira medida adotada pelo Facebook para combater desinformação em meio à pandemia. A plataforma já removeu publicações que culpavam o 5G pela COVID-19 e passou a alertar usuários que interagiram com fake news sobre a doença. A empresa também indicou em relatório que, apenas no mês de abril, 50 milhões de publicações foram removidas por conterem informações falsas.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados