Como usar o Face ID com máscara no iPhone

Descubra como configurar o seu iPhone para desbloquear a tela com o Face ID, mesmo quando você estiver usando uma máscara

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 1 ano
iPhone conectado no 5G da Claro
Saiba como usar o Face ID com máscara no iPhone (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Desde que a pandemia de Covid-19 começou, usuários do iPhone X ou mais recente precisam digitar a senha do smartphone para desbloquear a tela quando estão vestindo uma máscara. A Apple, no entanto, preparou uma nova opção para utilizar a biometria facial mesmo quando a proteção contra o novo coronavírus está em uso. Descubra, a seguir, como usar Face ID com máscara no iPhone.

O que você vai precisar

A novidade deu as caras no iOS 15.4. Mesmo assim, a novidade para desbloquear a tela ou fazer pagamentos com Apple Pay via Face ID ao usar máscara não está disponível para todos os modelos da Apple. Para ativar o recurso, você precisa:

  • Ter um iPhone 12 ou mais recente;
  • Atualizar o celular para o iOS 15.4 ou mais recente.

Como usar o Face ID com máscara no iPhone

Tempo necessário: 3 minutos

A opção para usar o sistema de reconhecimento facial do iPhone com máscara está disponível no iOS 15.4 ou mais recente. Caso o seu celular seja compatível, confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse as configurações do iPhone

    Procure pelo app “Ajustes” na tela inicial do iPhone ou na biblioteca de aplicativos;Acesse as configurações do iPhone (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  2. Acesse as configurações do Face ID

    Após entrar nos Ajustes, escolha a opção “Face ID e Código”. Em seguida, digite a senha do seu celular para acessar as configurações de segurança do iPhone;Vá em "Face ID e Código" e digite a senha do celular (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  3. Ative a opção “Face ID com Máscara”

    Após acessar o menu “Face ID e Código”, habilite a definição “Face ID com Máscara”;Ative a opção "Face ID com Máscara" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  4. Continue em “Usar Face ID com Máscara”

    Agora será necessário registrar a biometria facial novamente. Mas, antes, observe as instruções com calma e, depois, toque em “Usar Face ID com Máscara”;Toque em "Usar Face ID com Máscara" (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  5. Registre o seu rosto novamente

    O iPhone vai pedir para registrar o seu rosto novamente. Para isto, basta tocar em “Começar” e seguir as instruções que vão aparecer na tela do celular. Lembre-se que não é preciso vestir uma máscara para fazer a configuração;Siga as instruções e registre o rosto novamente (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  6. Registre os seus óculos, caso use

    O iPhone também dá uma opção para registrar óculos, caso você utilize um. Para isto, basta tocar na opção “Adicionar Óculos”. Mas se você não usa óculos, pode seguir para o próximo passo;Caso use óculos, toque em "Adicionar Óculos" para registrá-los (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

  7. Conclua a configuração

    Agora é só tocar em “OK” para concluir o processo de configuração.Toque no botão "OK" para concluir (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A partir de agora, o Face ID irá reconhecer o seu rosto mesmo enquanto você usa uma máscara. Mas lembre-se: é preciso posicionar o celular na altura dos olhos para fazer o desbloqueio facial. A Apple ainda informa nas configurações do iOS que o usuário deve estar olhando para o iPhone para desbloqueá-lo com o acessório no rosto.

A Apple também faz uma observação em relação à precisão e o uso da máscara: “o Face ID é mais preciso quando é configurado apenas para o reconhecimento do rosto completo. Para usar o Face ID com máscara, o iPhone pode reconhecer as características únicas ao redor dos olhos para autenticar”. 

Como desativar o Face ID com máscara

Os usuários também podem desabilitar o uso do Face ID com máscara de um jeito bem simples. Saiba como a seguir:

  1. Abra os “Ajustes” do iPhone;
  2. Acesse o menu “Face ID e Código”;
  3. Digite a senha do celular;
  4. Desmarque a opção “Face ID com Máscara”.

O desbloqueio facial agora será realizado apenas quando o acessório não estiver em uso. Caso queira reativá-lo, basta habilitar a opção “Face ID com Máscara”. Neste caso, não será preciso registrar a biometria do rosto novamente.

Com informações: MacRumors (1 e 2).

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Face ID na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados