Google usará apps para alertas críticos sobre conta em risco

Avisos sobre falhas graves em segurança na conta do usuário serão enviados dentro do aplicativo Google que estiver em uso

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
elyssa-zornes-google-drive-unsplash

O Google anunciou, nesta quarta-feira (7), uma nova forma de enviar alertas críticos de segurança para seus usuários. Agora, além dos avisos no sistema Android e no e-mail, a empresa também emitirá alertas dentro de aplicativos Google em uso no momento.

De acordo com o Google, os alertas no Android, implementados em 2015, proporcionaram um aumento de 20 vezes no número de pessoas que reagem ao aviso de segurança na primeira hora após a notificação. A expectativa é de que o número cresça ainda mais com os alertas dentro de aplicativos muito usados.

A empresa afirma que apenas problemas graves de segurança serão notificados por esta nova forma. Ao identificar uma ação potencialmente insegura na sua conta, o Google irá emitir o aviso e sugerir soluções para resolver a situação.

Novo alerta de segurança do Google

Desse modo, não será preciso abrir a caixa de e-mail ou acessar a central de alertas do seu smartphone para visualizar uma notificação sobre conta em risco.

Informações sobre segurança na busca Google

O Google também quer tornar mais fácil para seus usuários a checagem sobre o status da sua conta e, para isso, a empresa anunciou uma nova ferramenta disponível na Pesquisa.

Ao inserir o termo “Minha conta do Google é segura?” na barra de buscas (estando logado na sua conta), você terá acesso a um card com informações de privacidade. Também será possível realizar ações para reforçar a segurança da conta a partir desse painel.

Card do Google mostra informações de segurança da conta

De acordo com a empresa, os recursos chegarão nas próximas semanas. Por enquanto, os alertas em apps estarão disponíveis apenas para alguns usuários, em um teste inicial, mas o Google planeja ampliá-los para mais usuários em 2021.

Com informações: Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados