Chrome OS traz novo editor de fotos e funções de acessibilidade

Chrome OS 86 cria arquivos PDF de páginas web com ferramentas para leitores de tela e melhora outros pontos de acessibilidade

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
Samsung Chromebook Plus (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Samsung Chromebook Plus (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google começou a liberar o Chrome OS 86 para os Chromebooks e tablets compatíveis com a nova versão do sistema operacional. Dentre as novidades, estão melhorias consideráveis na acessibilidade, além de um editor de fotos com atalhos para ajustes rápidos.

O Chrome 86 já chegou para muitos usuários em praticamente todas as plataformas possíveis, mas só agora os usuários de Chromebooks começaram a receber a atualização. A demora pode valer a pena, já que o update entrega muitas mudanças com foco em acessibilidade de todo o sistema.

Muito mais acessibilidade nos Chromebooks

A partir do Chrome OS 86, os usuários poderão trocar a cor do cursor do mouse para ajudar quem tem dificuldade de encontrar o ponteiro preto na tela. Ao todo são sete opções de cores: vermelho, amarelo, verde, ciano, azul, magenta e rosa. O auxílio neste caso pode ser complementado com outros que já existem no sistema operacional, como alterar o tamanho do cursor.

Cor do ponteiro do mouse no Chrome OS 86 pode ser alterada (Imagem: divulgação/Google)

Cor do ponteiro do mouse no Chrome OS 86 pode ser alterada (Imagem: divulgação/Google)

A ferramenta de selecionar para falar agora pode deixar todo o entorno mais escuro, focando a visão para o que foi selecionado e está sendo falado em voz alta. Ainda em tela o ChromeVox, leitor de tela do próprio Chromebook, passa a identificar o idioma que precisa ser lido e altera automaticamente a voz. Isso significa que se uma frase começa em inglês, passa para português e termina em espanhol, o leitor falará corretamente em cada idioma.

Ferramenta do Chrome OS foca a tela no que é lido (Imagem: divulgação/Google)

Ferramenta do Chrome OS foca a tela no que é lido (Imagem: divulgação/Google)

Chrome OS 86 melhora exportar PDF e editar fotos

No lado mais para todos, a nova versão do sistema operacional do gigante das buscas permite que uma página seja transformada em PDF, enquanto mantém links, descrição de imagens e outros recursos que são utilizados por leitores de telas.

O editor de fotos que está dentro da galeria de imagens, iniciada sempre que uma foto é aberta, ganhou alguns atalhos rápidos dentro da visualização do arquivo. Neles o usuário pode rapidamente girar a imagem, recortar uma área, redimensionar a foto, ou alterar a exposição, contraste e saturação.

Editor de fotos com atalhos para ajustes rápidos (Imagem: reprodução/André Fogaça)

Editor de fotos com atalhos para ajustes rápidos (Imagem: reprodução/André Fogaça)

O Chrome OS 86 já está disponível para todos os usuários, mas pode levar algum tempo para a atualização ser baixada no seu Chromebook. Geralmente os updates chegam em ondas e o meu portátil leva alguns dias para aparecer na fila, mas desta vez eu já recebi a nova versão.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados