iPhone 12 e 12 Pro são tão parecidos que um pode usar tela do outro

Desmanche mostra que iPhone 12 e iPhone 12 Pro têm interior e componentes muito parecidos, com destaque para tela

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Remoção da tela do iPhone 12 (imagem: iFixit)
Remoção da tela do iPhone 12 (imagem: iFixit)

Com a nova geração de celulares da Apple chegando ao mercado, era questão de dias para a turma do iFixit entrar em ação. O veículo desmontou um iPhone 12 e um iPhone 12 Pro para comparar as suas entranhas. Uma das conclusões é a de que ambos os modelos são tão parecidos entre si que seria até possível usar a tela de um no outro.

Um dos primeiros detalhes destacados pelo iFixit é que, no desmonte, a tela abre a partir da borda direita. A abertura era realizada pelo lado esquerdo desde o iPhone 7. Mas essa é uma mera curiosidade. As características mais interessantes começam quando a tela é removida.

Para começar, o iFixit notou que o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro contam com telas com exatamente as mesmas dimensões físicas, tanto que, em princípio, é possível usar o painel de um no outro.

As especificações técnicas de ambas as telas são praticamente iguais, com destaque para a tecnologia OLED e a resolução de 2532×1170 pixels. Há uma exceção importante, porém: no iPhone 12 Pro, a tela alcança brilho de 800 nits contra os 625 nits máximos do display do iPhone 12.

Remoção da tela do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Remoção da tela do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Indo além da tela, apenas alguns poucos detalhes permitem distinguir qual aparelho é o iPhone 12 e qual é o iPhone 12 Pro, pois ambos os modelos são muito parecidos por dentro.

Um raio-x revela que o mecanismo do MagSafe e o motor de vibração Taptic Engine (visivelmente menor que no iPhone 11), por exemplo, são os mesmos nos dois smartphones.

Raio-x do iPhone 12 e iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Raio-x do iPhone 12 e iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Os poucos detalhes que mudam de um modelo para o outro dizem respeito às particularidades de cada um. O iPhone 12 Pro tem um módulo traseiro com três câmeras contra o módulo com dois sensores do iPhone 12, por exemplo.

Módulos de câmeras do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Módulos de câmeras do iPhone 12 e do iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

De modo geral, a impressão é a de que a Apple baseou o desenvolvimento da nova geração no iPhone 12 Pro e fez as adaptações necessárias no iPhone 12. Isso é perceptível quando observamos que, no lugar da câmera telefoto e do sensor LiDAR que equipam o iPhone 12 Pro, o iPhone 12 tem uma peça de plástico que serve para não deixar esse espaço vazio.

Outros detalhes dignos de nota: o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro não trazem bateria em formato de L (provavelmente, para cortar custos) e, como já havia ficado claro, o modem X55 está lá.

Interior do iPhone 12 e iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Interior do iPhone 12 e iPhone 12 Pro (imagem: iFixit)

Não menos importante: em uma escala que vai de 1 (reparo difícil) a 10 (reparo fácil), o iFixit deu nota 6 para os dois modelos no índice de reparabilidade. Essa relativa facilidade de reparo é possível, em parte, graças ao fato de os componentes mais importantes dos novos iPhones serem modulares e terem substituição pouco complexa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados