Windows 10 prepara mudanças no design do menu Iniciar, Explorer e mais

Prevista para o segundo semestre de 2021, atualização também deve liberar novos recursos para o Windows 10

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo menu Iniciar no Windows 10 (Imagem: divulgação/Microsoft)

O Windows 10 deve ganhar mudanças na interface de áreas como menu Iniciar, Windows Explorer e Central de Ações. A atualização planejada pela Microsoft está prevista para o segundo semestre de 2021 e faz parte do projeto conhecido internamente como Sun Valley, que também pode liberar novos recursos e animações nessas telas.

Segundo o Windows Central, a Microsoft afirma em documentos internos que o projeto é “revigorante” e destaca o objetivo de modernizar a experiência de seu sistema operacional. O Sun Valley se restringe às mudanças na interface e deve ser liberado como parte de uma grande atualização do Windows que usa o codinome Cobalt.

Ainda não há detalhes sobre o que, de fato, mudará em telas como menu Iniciar e Windows Explorer. A expectativa, porém, é que elas ofereçam uma experiência mais parecida com a planejada para o Windows 10X, sistema operacional que contará com novo menu Iniciar e deverá ser liberado a partir de 2021.

Apesar das mudanças previstas com o Sun Valley, os usuários não deverão estranhar o Windows 10. A ideia da Microsoft é que a atualização represente uma evolução — e não uma ruptura — ao Fluent Design, identidade visual que deixou ícones mais coloridos.

E, ainda de acordo com o Windows Central, o sistema oferecerá por algum tempo a opção para usuários voltarem às antigas interfaces das áreas atualizadas para permitir uma transição mais suave.

Windows 10 October 2020 Update

Esta atualização do menu Iniciar ainda não chegou, mas isso não significa que a Microsoft não fará mudanças na área. A empresa liberou há alguns dias o Windows 10 October 2020 Update, que traz um design mais limpo para o menu Iniciar, mas limitou a atualização a alguns PCs “para garantir uma experiência confiável de download”.

A atualização também traz mudanças como um novo comportamento do atalho Alt + Tab, usado para alternar entre janelas; melhorias nas notificações; e uma barra de tarefas personalizada para novos usuários. Veja o que há de novo no Windows 10 October 2020 Update.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados