Vi Station, que vendia celulares baratos da Meizu, desiste de smartphones

Vi Station está com site quebrado, mas ainda responde no Reclame Aqui; empresa vendeu celulares sem homologação da Anatel

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Meizu Note 9
Meizu Note 9 (Imagem: Divulgação/Meizu)

A brasileira Vi Station se destacava por vender celulares Android da Meizu com um bom custo-benefício; os preços chegavam a R$ 399. Sem alarde, ela mudou de estratégia este ano, passando a trabalhar com Xiaomi e outras marcas. No entanto, a empresa acabou desistindo de smartphones e tomou um chá de sumiço: suas redes sociais não são atualizadas desde julho; e seu site ainda está no ar, porém não funciona.

O Tecnoblog tentou entrar em contato por e-mail, mas não obtivemos resposta; e ninguém atende o telefone do SAC (serviço de atendimento ao consumidor). A página oficial do Facebook e o perfil do Instagram foram atualizados pela última vez em 31 de julho.

O site oficial continua no ar, mas a formatação está totalmente quebrada e os links levam a páginas de erro. A Vi Station ainda não sumiu completamente: ela vem respondendo a queixas do Reclame Aqui, inclusive no último dia 2 de novembro.

Site da Vi Station está quebrado (Imagem: Reprodução)

Site da Vi Station está quebrado (Imagem: Reprodução)

A empresa possui uma loja oficial no Mercado Livre, mas não vende nenhum celular: em vez disso, ela comercializa som automotivo, máscaras de proteção, armação de óculos, perfumes, entre outros.

Vi Station ainda tem loja no Mercado Livre (Imagem: Reprodução)

Vi Station ainda tem loja no Mercado Livre (Imagem: Reprodução)

Vi Station vendeu celulares sem homologação da Anatel

A partir de janeiro de 2020, a Vi Station começou a vender celulares de outras marcas, como Xiaomi, Realme, Vivo e Oppo. A última referência a um modelo da Meizu (o M6s) foi em maio. Um dos posts mais recentes no Facebook, publicado em julho, anunciava o Redmi K30 a partir de R$ 3.699.

O Tecnoblog não conseguiu encontrar celulares da Realme, Vivo ou Oppo no sistema de homologação da Anatel, indicando que aparelhos como Vivo NEX 3, Oppo Find X2 e Realme X50 Pro estavam sendo vendidos sem autorização da agência.

Página da Vi Station menciona celulares da Xiaomi, Oppo, Vivo e Realme (Imagem: Reprodução/Facebook)

Página da Vi Station menciona celulares da Xiaomi, Oppo, Vivo e Realme (Imagem: Reprodução/Facebook)

Vale lembrar que, em 2019, descobriu-se que a Vi Station comercializava diversos smartphones da própria Meizu sem homologação da Anatel. Os últimos modelos liberados pela agência reguladora foram o Meizu C9 (M818H) e M5c (M710H); seus certificados tinha validade até setembro de 2020.

Clientes se queixam no Reclame Aqui sobre uma mudança nas regras: com isso, a empresa passou a oferecer só 3 meses de suporte gratuito para os celulares.

No Reclame Aqui, a Vi Station afirma: “a garantia legal de nossos produtos é de até 3 meses, posterior, conseguimos atender em caráter de orçamento”. Os termos antigos foram salvos no Internet Archive, e diziam que “o período de garantia tem a duração de 12 (doze) meses”.

Vi Station acumula queixas (Imagem: Reprodução/Reclame Aqui)

Vi Station acumula queixas (Imagem: Reprodução/Reclame Aqui)

A Vi Station está associada a dois números de CNPJ: um deles pertence à empresa HECSC Comércio de Eletrônicos Ltda., enquanto o outro é da Gainy Eletronics; ambas são sediadas em Itajaí (SC).

Entre suas atividades econômicas, estão a venda de equipamentos de áudio e vídeo, de informática e de telefonia, além de peças e acessórios novos para veículos. As duas inscrições foram abertas em 2015 e continuam ativas.

Obrigado pela dica, Willian!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados