Mais uma vítima: Meizu abandona mercado de celulares

Empresa chinesa decide focar em inteligência artificial (IA). Ela foi adquirida pela montadora Geely em 2022.

Thássius Veloso
Por
Detalhe de câmera de smartphone
Meizu 21 não terá versão Pro (Imagem: Divulgação/Meizu)

A empresa chinesa Meizu decidiu abandonar o mercado de celulares para focar em produtos de inteligência artificial (IA). Ela se junta a outras gigantes, como a LG, que optaram por deixar uma categoria muito competitiva, em que poucas empresas realmente conseguem gerar lucro.

O CEO e presidente do conselho da Meizu, Shen Ziyu, declarou que os usuários de telefones estão levando mais tempo para fazer o upgrade: 51 meses, o que dá mais de quatro anos. Além disso, segundo nota o site GSM Arena, hoje em dia várias fabricantes oferecem celulares equivalentes em termos de software e câmera, entre outros atributos. Ele ainda criticou a disputa por mais memória, sensores maiores e recarga mais veloz.

A realidade é que a Meizu perdeu relevância diante de empresas bem maiores. No relatório mais recente da Counterpoint Research, por exemplo, o top 5 global de smartphones é composto (nesta ordem) por Samsung, Apple, Xiaomi, Oppo/OnePlus e Vivo. Elas respondem por 66% do mercado.

Os demais 34% são classificados como “outros”. Nesta rubrica estaria a Meizu, que foi adquirida pela montadora Geely em 2022.

Celular
Meizu M6 Note (Imagem: Divulgação/Meizu)

A Meizu tem histórico controverso com o Brasil. Ela chegou a vender celulares como o basicão Meizu M6 por aqui, por preços a partir de R$ 649, uma cifra bastante competitiva. Também trouxe o Meizu M6 Note por R$ 1.199.

Todo o processo de distribuição era feito pela empresa brasileira Vi Station, que decidiu sair do negócio de celulares há três anos. Alguns modelos foram lançados sem homologação da Anatel.

O foco da Meizu em inteligência artificial deverá produzir “os aparelhos do amanhã”, segundo material de divulgação. Foi cancelado o desenvolvimento do Meizu 21 Pro, Meizu 22 e Meizu 23.

Receba mais sobre Geely na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados