Google libera domínios pizza.new, photoshop.new e mais atalhos

Lista do Google para endereços com final ".new" foi atualizada e passou a contar com quase 250 atalhos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google tem mais domínios com final ".new" (Imagem: Reprodução/Google)
Google tem mais domínios com final ".new" (Imagem: Reprodução/Google)

O Google já utiliza domínios com final “.new” como atalhos para serviços como a Agenda e ferramentas do Drive, como Documentos e Planilhas. A empresa também oferece há algum tempo a opção para outras empresas e, agora, ampliou a lista de endereços curtos. Ela passou a contar com quase 250 atalhos, incluindo pizza.new e photoshop.new.

Na atualização mais recente, o Google incluiu mais de 60 novos atalhos para terceiros. Os que mais chamam a atenção são pizza.new, que leva ao site da pizzaria Domino’s, e photoshop.new ou photo.new, que encaminham à página do Adobe Photoshop Express. A empresa também criou o paper.new, que direciona à plataforma colaborativa do Dropbox.

Para desenvolvedores, a atualização incluiu atalhos como vue.new, js.new e dotnet.new. Há ainda o random.new, que, como o nome sugere, te direciona para um site aleatório.

Inicialmente, os domínios com terminação “.new” eram restritos a serviços do Google, como:

  • Documentos: doc.new, docs.new, documents.new
  • Planilhas: sheet.new, sheets.new, spreadsheet.new
  • Apresentações: slide.new, slides.new, deck.new, presentation.new
  • Meet: meet.new
  • Agenda: cal.new, meeting.new
  • Keep: note.new, notes.new, keep.new
  • Formulários: form.new, forms.new
  • Sites: site.new, sites.new, website.new

Com a ampliação, a opção foi liberada até para concorrentes de ferramentas da Microsoft: Word (docx.new e word.new), Excel (excel.new), PowerPoint (powerpoint.new, ppt.new, pptx.new) e Teams (teams.new). As opções também estão disponíveis para serviços como eBay (shop.new), Discord (discord.new) e GitHub (gist.new e github.new). A lista completa de atalhos está disponível neste link.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados