Gmail terá opção para que outros apps do Google não acessem seus e-mails

Gmail receberá novas opções para facilitar o controle e o bloqueio de outros aplicativos do Google aos e-mails da conta

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Gmail no celular (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Gmail no celular (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Gmail receberá incrementos para controlar o uso de informações pessoais. O Google anunciou, nesta segunda-feira (16), novas opções para bloquear o acesso dos e-mails e demais dados para recursos inteligentes, como o Smart Compose e o Smart Reply, e outros produtos da empresa a fim de garantir mais privacidade aos usuários.

Gmail terá mais controle no uso de dados pessoais

As opções dão mais liberdade para gerenciar o uso dos dados do Gmail, Google Chat e Google Meet por serviços do Google. Com a novidade, será possível limitar com facilidade os dados utilizados por ferramentas inteligentes do Gmail e a personalização de apps como o Assistente, que mostra as contas que serão vencidas, por exemplo.

“A capacidade de ativar (ou não) alguns desses recursos inteligentes individuais não é nova. A novidade é uma escolha mais clara sobre o processamento de dados que os torna possíveis”, dizem. “Essa nova configuração foi projetada para reduzir o trabalho de compreensão e gerenciamento desse processo, tendo em vista o que aprendemos com a pesquisa de experiência do usuário e a ênfase dos reguladores em escolhas do usuário compreensíveis e acionáveis sobre os dados”.

Gmail deixará bloquear outros apps do Google de usar seus e-mails (Imagem: Reprodução/Google)

Gmail deixará bloquear outros apps do Google de usar seus e-mails (Imagem: Reprodução/Google)

As configurações serão divididas em duas telas. A primeira pergunta ao usuário se deseja manter a coleta de dados ativa para melhorar a experiência em recursos inteligentes. Já a segunda oferece opções para permitir ou não a personalização de outros produtos da companhia a partir de informações do Chat, Gmail e Meet. 

Segundo o Google, a nova configuração chegará aos usuários ao longo das próprias semanas.

Com informações: Google (Blog) e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados