macOS Big Sur está travando modelos antigos do MacBook Pro

Usuários relatam problemas durante a instalação do macOS Big Sur (11.0) em modelos antigos do MacBook Pro de 13 polegadas

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

O macOS Big Sur está causando problemas em modelos mais antigos do MacBook Pro. De acordo com relatos de usuários, os notebooks de 13 polegadas da Apple travam durante a atualização para o novo sistema operacional, impedindo o acesso até mesmo ao modo de segurança e demais recursos através de atalhos do teclado.

O congelamento afeta as gerações do MacBook Pro lançadas no fim de 2013 e em meados de 2014. A falha ocorre durante a atualização do sistema operacional, que trava o computador em uma tela escura e torna-se inoperante até mesmo para reiniciar a NVRAM, SMC ou aceder ao modo de recuperação (internet recovery), por exemplo.

Ainda não está claro o motivo do travamento ou até mesmo o que deve ser feito para revertê-lo. Conforme observou o Engadget neste domingo (15), um usuário aparentemente conseguiu retomar o acesso ao MacBook ao remover um chip da porta HDMI. Outros contam em fóruns que o problema já é de conhecimento da Apple.

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple lança macOS Big Sur

No último dia 12, Apple liberou para todos a versão final do macOS Big Sur. A atualização chega aos usuários dos computadores da Apple com mudanças no visual, agora mais próximo do iOS, melhorias em apps nativos, como o Safari, Mensagens e Mapas, e suporte nativo a apps de iPhone em Macs com Apple Silicon. 

A atualização é gratuita e está disponível para o MacBook de 2015, MacBook Air de 2013, MacBook Pro de fim de 2013, iMac de 2014, Mac Pro de 2013, Mac Mini de 2014 e o iMac Pro de 2017 ou gerações mais recentes. O update também está presente nos novos computadores com processador Apple M1, de arquitetura ARM.

Com informações: Engadget e MacRumors

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados