Samsung lança sua primeira TV MicroLED de 110 polegadas

Nova TV MicroLED de 110" da Samsung oferece mais brilho que painéis OLED e tem vida útil de até 100 mil horas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Parece um quadro, mas é a TV MicroLED (imagem: divulgação/Samsung)

Parece um quadro, mas é a TV MicroLED (imagem: divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou, nesta quinta-feira (10), a sua mais nova TV com painel MicroLED. Trata-se de um modelo de 110 polegadas, resolução 4K e HDR que entrou em pré-venda na Coreia do Sul e chegará a outros mercados a partir de 2021.

Um painel MicroLED é constituído de milhões de LEDs microscópicos que emitem luz própria. Via de regra, telas do tipo têm mais brilho que painéis OLED e relação de contraste aprimorada em comparação ao LCD, por exemplo. Além disso, o consumo de energia de TVs MicroLED tende a ser menor em relação a essas mesmas tecnologias.

Em contrapartida, a produção em massa de telas MicroLED envolve muitos custos. Apesar disso, a Samsung vem apostando na tecnologia desde o início de 2018, quando apresentou a The Wall, TV modular com tela de 146 polegadas.

Essa linha vem sendo renovada desde então. No início de 2020, por exemplo, a Samsung apresentou versões da The Wall com MicroLED cujas dimensões chegam a 292 polegadas.

A companhia dá a entender que a fabricação em massa de telas MicroLED já é viável. Por conta disso, a TV anunciada hoje foi desenvolvida especialmente para uso doméstico. Além das 110 polegadas, o modelo traz resolução 4K, HDR, 100% da gama de cores DCI e Adobe RGB, além de praticamente não ter bordas.

TV MicroLED de 110 polegadas da Samsung (imagem: divulgação/Samsung)

TV MicroLED de 110 polegadas da Samsung (imagem: divulgação/Samsung)

Entre os recursos adicionais da novidade está o modo multitela, que “divide” a TV em até quatro partes para exibição simultânea de conteúdo de diferentes fontes. O usuário pode, por exemplo, configurar o equipamento para exibir canais de TV e um filme de streaming ao mesmo tempo (se isso for útil de alguma forma).

Outros recursos incluem sistema de áudio Majestic com som de 5.1 canais e painel MicroLED com vida útil de até 100 mil horas (período equivalente a mais de uma década, segundo a Samsung).

Como já informado, a TV está em pré-venda na Coreia do Sul. A fabricante espera lançá-la em outros países no primeiro trimestre de 2021. Não há previsão de disponibilidade para o mercado brasileiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados