Samsung promete lançar primeiras TVs MicroLED no Brasil em 2021
TVs MicroLED da Samsung são uma resposta ao OLED, com pixels que emitem luz própria e têm maior durabilidade
TVs MicroLED da Samsung são uma resposta ao OLED, com pixels que emitem luz própria e têm maior durabilidade
O MicroLED, próxima grande tecnologia que promete juntar o melhor do LCD e do OLED, finalmente começará a se tornar realidade para consumidores finais. A Samsung revelou nesta quarta-feira (6) que lançará TVs com tamanhos “convencionais”, menores que 99 polegadas, para serem utilizados em ambientes domésticos. Pela primeira vez, a empresa também confirma que a novidade chegará ao mercado brasileiro.
O anúncio foi realizado junto com as TVs Neo QLED, que continuam com um painel LCD, como as antigas QLED, mas trazem um novo backlight de Mini LED para exibir imagens com maior brilho e contraste. O MicroLED, por sua vez, é uma tecnologia completamente nova, com pixels que emitem luz própria, o que permite exibir os pretos perfeitos do OLED. A vantagem do MicroLED é a durabilidade maior que a do OLED e a menor suscetibilidade ao efeito burn-in.
Até então, o MicroLED só estava disponível em TVs vendidas sob encomenda para nichos. A Samsung The Wall Luxury, por exemplo, podia ser adquirida por empresas em tamanhos de 146 polegadas (4K), 219 polegadas (6K) e 292 polegadas (8K). O modelo era voltado para “lojas de luxo”, “espaços comerciais sofisticados” e outros estabelecimentos do gênero.
Agora, a tecnologia está chegando em um “formato de TV tradicional”, segundo a empresa. Em dezembro, a Samsung anunciou um modelo com resolução 4K de 110 polegadas, com sistema de áudio integrado Majestic de 5.1 canais e promessa de vida útil de até 100 mil horas. Uma versão de 99 polegadas foi anunciada nesta quarta-feira (6), com promessa de “tamanhos menores até o final do ano”.
Em entrevista coletiva, o diretor de produto de TVs da Samsung Brasil, Erico Traldi, confirma que os televisores com tecnologia MicroLED serão lançados no mercado nacional em 2021. A empresa ainda estuda quais tamanhos estarão disponíveis no país e não divulga os preços. Mas não espere nenhuma pechincha.