Windows Hello chega a quase 85% dos usuários no Windows 10

O Windows Hello vem instalado por padrão no Windows 10 e permite a autenticação por biometria, chaves externas ou PIN mesmo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows Hello no Windows 10 (Imagem: reprodução)
Windows Hello no Windows 10 (Imagem: reprodução)

A Microsoft divulgou, no final da semana passada, um relatório onde exibe a quantidade de usuários do Windows 10 com algum sistema de autenticação do Windows Hello. O texto aponta que 84,7% dos que estão nesta versão do sistema operacional utilizam a ferramenta em seus dispositivos.

O Windows Hello não é tão novo assim, ele foi anunciado em 2015 e o objetivo da ferramenta sempre esteve marcado com o fim das senhas complicadas. Atualmente ele utiliza algumas formas de autenticação como leitor da íris, reconhecimento facial ou das impressões digitais, indo até para aparelhos externos como as chaves FIDO2, ou então um simples código PIN. Qualquer coisa que não seja uma senha longa, geralmente a mesma de algum outro serviço.

Em novembro do ano passado a Microsoft apontou a presença de mais de 100 milhões de usuários com o Windows 10 e alguma forma de login sem senha, desde que seja utilizando o Windows Hello. O número leva em conta pessoas logadas em contas pessoais no PC de casa mesmo, além de clientes corporativos do Azure.

Windows 10 empenhado em popularizar o Windows Hello

Em maio deste ano o número já passava dos 150 milhões e a gigante do software projetou que, em 2021, todos os usuários de seu sistema operacional estarão com o recurso ativado. Alguns detalhes ajudam bastante nesta tarefa, como a insistência da própria Microsoft para o uso de PIN ou alguma autenticação pelo Windows Hello durante a instalação do Windows 10.

O resultado deste empenho é bastante positivo para a segurança dos usuários do Windows 10, com 84,7% de todos eles utilizando a ferramenta de login quando ligam o computador ou tablet. Comparando com o ano anterior, que registrava 69,4%, o aumento passa de 22%. O Windows Hello pode ser utilizado para login no dispositivo utilizado, além de acessar informações da conta na web.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados