Windows 10 testa buscar e abrir arquivos usando Cortana

Alguns usuários do programa Insider já podem usar comandos de voz para encontrar arquivos no Windows 10

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft já anunciou que vai descontinuar a Cortana no Android e no iPhone e focar nos recursos de produtividade para o Windows 10. Um deles foi anunciado na quinta-feira (3) e permite buscar e abrir arquivos usando comandos de voz. A opção começou a ser testada com alguns usuários na build 20270, liberada para o programa Insider.

Busca de arquivos pela Cortana no Windows 10 (Divulgação/Microsoft)

Busca de arquivos pela Cortana no Windows 10 (Divulgação/Microsoft)

Em seu comunicado, a Microsoft explicou que o objetivo do recurso é ajudar a economizar o tempo que costuma ser gasto navegando em pastas para encontrar arquivos. Com o recurso, basta dizer o arquivo desejado para que a Cortana apresente uma lista com o que pode se encaixar na busca.

A assistente do Windows 10 entende comandos de voz com trechos do nome do arquivo ou com o nome de quem o criou. Além disso, é possível pesquisar por arquivos recentes ou um determinado formato de arquivo.

A pesquisa com comandos de voz por arquivos salvos no dispositivo poderá ser usada por usuários que fizerem login na Cortana com conta da Microsoft. Para os que usam contas corporativas, também é possível pesquisar por arquivos armazenados no OneDrive for Business e no Sharepoint.

Por enquanto, o recurso está disponível somente no canal Dev do Windows Insider (antes conhecido como Fast Ring) para usuários nos Estados Unidos. A Microsoft não revelou quando a opção será liberada para outros países.

Na atualização, a empresa também corrigiu alguns bugs conhecidos e liberou um recurso para dividir o teclado na tela em notebooks 2-em-1 e uma opção de visão detalhada na janela voltada para otimizar unidades do dispositivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados