YouTube muda regra e proíbe vídeos que ensinam pirataria

YouTube atualiza política e passa a proibir vídeos que ensinam técnicas de pirataria de músicas, filmes, jogos, apps e afins

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)
Aplicativo do YouTube (Imagem: Hello I'm Nik/Unsplash)

O YouTube passou a proibir vídeos que ensinam pirataria. A plataforma de streaming do Google atualizou suas regras com o objetivo de combater vídeos com instruções para evitar o pagamento de serviços ou conteúdos digitais, como músicas, jogos e mais.

As informações partem de um documento submetido pelo YouTube ao parlamento do Reino Unido ao qual o TorrentFreak teve acesso. Segundo o site especializado nesta segunda-feira (25), a plataforma de streaming atualizou sua política de conteúdo perigoso e nocivo em setembro para proibir vídeos que ensinam práticas de pirataria.

YouTube barra vídeos que ensinam pirataria

Nas novas regras, são impedidas as publicações que contenham “instruções de como evitar o pagamento de serviços ou conteúdo digital”. Ou seja, para serem disponibilizados ao público, os vídeos não devem explicar como “usar apps, sites ou outras tecnologias da informação para conseguir acesso gratuito não autorizado”.

Além de músicas, a política também foca em outros tipos de acessos não autorizados que “normalmente exigem pagamento” que podem ser apresentados em vídeos publicados no YouTube. É o caso de conteúdos audiovisuais, jogos, softwares ou serviços de streaming.

Outras ações para combater a pirataria por parte da plataforma de streaming de vídeos do Google foram expostas pelo TorrentFreak. É o caso da solução de disputa de nome registrada na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês) contra um serviço que converte e realiza o download de vídeos do serviço.

O YouTube ainda incluiu um novo item às regras, ainda que sem relação com pirataria, com foco em conteúdos que tenham instruções sobre roubos ou trapaças. Pela política atualizada, não devem ser enviados vídeos que mostram “aos espectadores como roubar bens tangíveis ou promove comportamento desonesto”.

Com informações: TorrentFreak

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados