Google Play permite enviar apps de Android para amigos sem gastar internet

A tecnologia do Nearby Share para compartilhar apps Android utiliza Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi Direct

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Compartilhamento de apps aparece na Play Store para Android (Imagem: reprodução)
Compartilhamento de apps aparece na Play Store para Android (Imagem: reprodução)

O Google começou a liberar uma ferramenta dentro do Nearby Share, que permite o compartilhamento de aplicativos entre dispositivos Android mesmo quando os gadgets não estão conectados em nenhuma rede de dados. A melhor parte da notícia é que a novidade não exige atualização de software para funcionar corretamente.

Se você abrir a Play Store do seu smartphone ou tablet Android neste exato momento, tocar em “Meus apps e jogos” (dentro do menu exibido após clicar nas três listras, lá no canto superior esquerdo), chegará no local onde estão todos os programas instalados e a lista dos que contam com alguma atualização disponível. No topo da tela ficam abas para separar as informações por assunto, e uma delas é chamada “Compartilhar”.

Este é um local que começou a aparecer na loja de apps oficial do Google para todas as pessoas nesta quinta-feira (18), e nele o usuário poderá compartilhar um aplicativo instalado no aparelho.

A partir dele, você conseguirá encontrar outros usuários próximos para enviar algum app do seu aparelho. Para evitar o spam de aplicativos pela rua, quem recebe também tem que entrar na mesma área da Play Store, mas tocar em “Receber” ao invés de “Enviar”. Outra ferramenta utilizada para o envio não acontecer para a pessoa errada, é um código de pareamento – muito semelhante ao que é enviado para conectar dois gadgets via Bluetooth.

Para o compartilhamento funcionar, é necessário ter a versão 24 da Play Store. Se você permitir a atualização automática de apps de seu aparelho, muito provavelmente a loja em seu gadget já é a mais recente.

A única autorização necessária para que ambos os lados da conexão possam se enxergar, é a localização das duas pessoas naquele momento. Durante a conexão entre as duas partes, é possível enviar outros apps ou jogos sem a necessidade de solicitar o código mais uma vez.

Existem algumas limitações para o uso, como o envio de aplicativos que foram comprados dentro da Play Store, apps instalados por fora da loja oficial e para programas que até estão dentro do Google Play, mas não disponíveis para o público geral – como apps ainda em fase fechada de testes.

Nearby Share já é conhecido no mundo Android

Nearby Share no Android (Foto: Divulgação / Google)

Nearby Share no Android (Foto: Divulgação / Google)

Por mais que o compartilhamento de apps possa parecer novidade, nem tudo dele é. O Nearby Share foi lançado em agosto do ano passado e é a resposta do Google ao AirDrop para dispositivos Apple, como iPhones, iPads, iPods Touch e computadores com macOS.

O Nearby Share precisa que o usuário esteja ao menos no Android 6 Marshmallow e ele vai muito além da Play Store, permitindo que fotos, vídeos e outros arquivos passem de um smartphone ou tablet para o outro. A conexão utilizada para o envio e recebimento é decidida na hora e prioriza a melhor tecnologia possível para o momento, seja Bluetooth, Bluetooth Low Energy, WebRTC ou Wi-Fi de ponto a ponto – chamado de Wi-Fi Driect.

Está nos planos do Google levar o Nearby Share nos Chromebooks, permitindo assim o compartilhamento destes arquivos entre smartphones e tablets Android, com portáteis que utilizam o Chrome OS.

A grande vantagem do recurso é a ausência de qualquer conexão com redes móveis, economizando a conta de telefone no fim do mês e garantindo a distribuição dos apps mesmo em áreas sem cobertura das operadoras.

A aba “Compartilhar” deve levar algum tempo para aparecer em todos os aparelhos. Eu consegui ver logo de cara em um Android intermediário mais simples, mas ela ainda não deu as caras dentro da Play Store do meu Chromebook.

Com informações: 9to5Google e XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados