Spotify usa assistente de voz para direcionar anúncios

Spotify dá detalhes sobre privacidade e funcionamento de sua nova assistente de voz acionada pelo comando "Hey Spotify"

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spotify no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Spotify no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Spotify apresentou detalhes sobre a sua nova assistente virtual. Em uma página, a plataforma de streaming afirmou que as informações coletadas com o recurso acionado pelo comando “Hey Spotify” também podem são utilizadas para direcionar anúncios. Mas, caso o usuário queira, a função pode ser desabilitada nas configurações do app.

Os detalhes sobre o uso de informações com o recurso foram revelados em uma lista de perguntas e respostas. A página diz que, ao utilizar a ferramenta, a entrada de voz e outras informações são enviadas ao Spotify. “Isso inclui gravações de áudio e transcrições do que você diz e outras informações relacionadas, como o conteúdo que foi devolvido a você pelo Spotify”, afirmam.

As informação são utilizadas para reconhecer o que está sendo dito para retornar o comando solicitado. Mas esses dados também podem ser usados para melhorar a funcionalidade de voz e desenvolver novos recursos de voz. O recurso ainda tende a ser utilizado para direcionar publicidade “mais relevante” aos usuários.

“Você pode interagir com alguns dos anúncios no Spotify usando sua voz”, explicam. “Por exemplo, um anúncio habilitado para voz de um novo álbum pode pedir que você diga “Tocar agora” para ouvir esse álbum. Você pode ler mais sobre os anúncios de voz e ativá-los ou desativá-los a qualquer momento nas configurações do Spotify”.

A plataforma de streaming certifica que não está gravando todas as conversas. Eles afirmam que começam a receber os dados quando o usuário pressionar o botão correspondente à ferramenta ou dizer “Hey Spotify”. No caso dos anúncios de voz, o aplicativo vai emitir um alerta sonoro para avisar que o recurso está habilitado.

“O dispositivo sempre indicará a você quando o Spotify está recebendo sua entrada de voz, por exemplo, com um indicador visual ou um tom audível”, explicaram. “Ao ouvir a palavra de despertar, o Spotify ouve pequenos fragmentos de alguns segundos que são apagados se a palavra de despertar não for detectada”.

Spotify no celular (Imagem: Unsplash)

Spotify no celular (Imagem: Unsplash)

Assistente de voz do Spotify pode ser desativada

A plataforma de streaming de músicas e podcasts revelou cinco fatos sobre a novidade nesta sexta-feira (9). Nos dois primeiros, a companhia explica que o recurso pode ser ativado pelo botão de microfone na busca ou desativado nas configurações do Spotify. O usuário também pode remover as permissões de microfone completamente.

O terceiro e quarto pontos destacam a facilidade que a novidade confere. Em um exemplo, a plataforma mostra que é possível solicitar a reprodução de uma playlist pela voz, sem precisar mexer no celular, para ouvir as músicas. Por fim, o último fato é destinado ao que acontece quando o comando é acionado:

“O Spotify sempre indicará – com um tom visual ou de áudio no aplicativo – quando está recebendo sua entrada de voz”, explicam. “No resto do tempo, o aplicativo ouve ‘Hey Spotify’ em trechos curtos de alguns segundos que são excluídos se você não diz”.

Segundo a plataforma de streaming, o recurso começou a ser liberado recentemente para os usuários dos Estados Unidos nos aplicativos para Android e iOS.

Com informações: Engadget e Spotify (1 e 2)

Receba mais sobre Spotify na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados