Google Meet vai ganhar plano de fundo em vídeo e nova interface em reuniões

Durante o lançamento da nova ferramenta, o Google Meet permitirá a escolha de três vídeos já selecionados pela plataforma

André Fogaça
Por
• Atualizado há 6 meses
Google Meet no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Meet no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Google anunciou mais um pacote de novos recursos para seu serviço de reuniões em vídeo, o Google Meet. Dentro do leque de novidades, a mais chamativa está na possibilidade do usuário escolher um plano de fundo animado a partir de um vídeo. Outra adição aparece em um modo de economia de dados para quando a conversa acontece com algum dos participantes em um smartphone ou tablet conectado com a rede da operadora – sem Wi-Fi.

O mundo infelizmente já comemorou o aniversário da pandemia de COVID-19 e reuniões com chamadas de vídeo fazem parte da vida de um número enorme de trabalhadores, como é o meu caso. O Google Meet é uma das muitas opções competentes do mercado, mas ele precisa continuar recebendo novos recursos para ainda estar dentro do leque de opções para as pessoas. Nesta semana, o gigante das buscas colocou mais ferramentas para ajudar neste trabalho de vencer a concorrência.

A primeira das novidades está na capacidade do usuário escolher um fundo diferente para sua própria participação, com adição de vídeos para além de imagens estáticas. O objetivo, segundo o próprio Google, é permitir que os participantes da chamada não mostrem o que está atrás da própria pessoa – aquela toalha na cama, ou meia jogada no meio da sala sabe.

Google Meet com fundo de vídeos (Imagem: divulgação/Google)
Google Meet com fundo de vídeos (Imagem: divulgação/Google)

O fundo em vídeo para o Google Meet chegará para todos os usuários nas próximas semanas e por enquanto as pessoas podem escolher uma dentro de apenas entre três opções, sendo uma de festa, outra representando uma sala de aula e a última é uma floresta, com outras alternativas sendo adicionadas no futuro.

Google Meet promete diminuir o consumo de dados

Outra novidade deste pacote é importante para países onde o custo para uso de internet móvel é alto, como acontece no Brasil. Para ajudar as pessoas que estão nestes locais, o Google disponibilizará ainda em abril um modo de economia de dados.

O gigante das buscas não descreveu como consegue reduzir o consumo durante as chamadas de vídeo, mas a empresa já é bem conhecida pela capacidade de compressão dos vídeos publicados no YouTube, então é bem provável que algo desta plataforma seja aplicado dentro do Google Meet – nem que seja apenas a redução na resolução mesmo.

Continuando, os usuários de uma reunião no Google Meet passarão a utilizar uma interface aprimorada para a versão web da ferramenta já em maio. No decorrer do mesmo mês, estas mesmas pessoas poderão fixar janelas de outros participantes e ver o conteúdo compartilhado em uma interface maior.

Google Meet permite fixar mais de um participante (Imagem: divulgação/Google)
Google Meet permite fixar mais de um participante (Imagem: divulgação/Google)

Neste mesmo período será possível diminuir, reposicionar ou até mesmo remover o rosto da própria pessoa que está na frente da câmera. O Google acredita que com esta função sendo utilizada, o espaço para ver as faces de outros participantes aumenta, junto de uma maior atenção para o que é discutido naquele momento.

Quem está em reunião no Google Meet a partir de uma conta do Workspace, versão corporativa e paga do Google, poderá utilizar uma nova ferramenta para zoom automático e que funciona com ajuda de inteligência artificial. Prometido para os próximos meses, este recurso fará com que um participante fique sempre centralizado no espaço que ocupa em seu quadrado.

Com informações: Google.

Receba mais sobre Google Meet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados