Samsung Smart Keyboard Trio 500, teclado sem fio com botão DeX, é oficial

O Smart Keyboard Trio 500 é um teclado portátil que aposta em proposta multidispositivo e é alimentado por duas pilhas AAA

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

Dois dias antes do próximo Unpacked, a Samsung anunciou oficialmente a chegada internacional do teclado Smart Keyboard Trio 500. Com design compacto e capacidade de ser pareado com até três dispositivos, o acessório entrega atalho em uma tecla para entrar rapidamente no modo Dex quando conectado com um smartphone compatível, como os modelos mais recentes da linha Galaxy S.

O lançamento do teclado pode ser confuso, já que a própria Samsung colocou quase todos os detalhes do Smart Keyboard Trio 500 dentro de seu site oficial na semana passada. De qualquer forma, o gadget entra em um mercado de usuários que utilizam diversos aparelhos ao mesmo tempo na mesa de trabalho ou em casa mesmo, como um notebook, smartphone e tablet e precisam escrever textos que não podem ser redigidos a partir do computador – já que o app Seu Telefone para Windows 10 pode ajudar em parte deste trabalho.

O Smart Keyboard Trio 500 envia as informações para cada canto com ajuda de conexão Bluetooth 5.0 e pode ser pareado com até três dispositivos ao mesmo tempo, alternando o uso entre cada um com ajuda de três teclas destacadas em cor diferente no F7, F8 e F9. Basta tocar em uma delas para o teclado passar a conversar imediatamente com outro aparelho.

Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

A concorrência costuma colocar este recurso para trocar de gadget nas três primeiras teclas de funções, mas por aqui o teclado da Samsung reservou estes locais para criar acionadores automáticos de aplicativos no celular ou tablet.

Em alguns smartphones e tablets fabricados pela Samsung, o teclado pode ser conectado de modo mais rápido, bastando tocar e segurar na tecla de pareamento para que um card apareça na interface do Android. O usuário então digita a senha exibida no gadget e a configuração é finalizada. Nos computadores o processo é mais longo, mas exatamente igual a qualquer outro acessório semelhante.

A Samsung não comenta este detalhe na nota de lançamento, mas a presença de uma tecla “Cmd” no canto inferior esquerdo deixa claro que a empresa coreana também pensou nos Macs, iPhones, iPods Touch e iPads quando desenvolveu o teclado.

Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

Samsung Smart Keyboard Trio 500 (Imagem: divulgação/Samsung)

Smart Keyboard Trio 500 abre o modo Dex com uma tecla

Se o teclado estiver conectado com um smartphone ou tablet Samsung com a ONE UI 3.1, que começou a chegar aos usuários no primeiro trimestre deste ano, o dono do acessório poderá abrir o modo Dex com ajuda de uma tecla especial que também está destacada das outras com cor diferente.

Em alguns monitores a conexão também pode ser por Bluetooth, tornando a experiência completamente sem fios – um sonho para os organizadores de mesa, como eu.

A alimentação do Smart Keyboard Trio 500 é feita com duas pilhas AAA (palito), em um compartimento espaçoso na parte mais espessa. Isso significa que bateria recarregável não é uma realidade. O site da Samsung também não menciona a presença de uma porta USB-C para utilizar o teclado com conexão por fio.

Mesmo com o lançamento oficializado nesta segunda-feira (26), a Samsung não disponibilizou data para que o teclado esteja disponível no varejo, muito menos listou os países que receberão o Smart Keyboard Trio 500 primeiro. Rumores indicam que o preço dele deve ficar em 45 euros, valor compatível com mais ou menos R$ 300 em conversão direta e sem considerar impostos ou taxas.

Com informações: Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados