Autor do mangá Berserk, que inspirou Dark Souls e Final Fantasy, morre aos 54 anos

Kentaro Miura, criador do mangá Berserk, um dos mais influentes do mundo, faleceu no início de maio, no Japão

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Kentaro Miura, autor de Berserk, faleceu aos 54 anos (Imagem: Reprodução)
Kentaro Miura, autor de Berserk, faleceu aos 54 anos (Imagem: Reprodução)

Kentaro Miura, autor e criador do mangá Berserk, faleceu aos 54 anos, no Japão, em 6 de maio. A editora Young Animal Comics comunicou a partida do autor na noite desta quarta (19). Berserk está em publicação desde 1989 e influenciou uma série de jogos e outras produções, como Dark Souls, Final Fantasy 7 e Bloodborne, além de animes recentes como Goblin Slayer.

A morte de Miura foi sentida por vários fãs da obra, mas também por pessoas que não consumiam seu material, porém sabia da importância do autor para a indústria do entretenimento, como um todo. A causa da morte foi devido a complicações de dissecção da aorta, conforme também comunicado pela editora.

O autor foi responsável também por popularizar o conceito conhecido como “dark fantasy”, ou “fantasia sombria”, envolvendo histórias de ambientação medieval, mas com temas mais adultos, sérios e violentos.

Influência de Berserk nos games

Esta foi a influência vista em, por exemplo, games da saga Dark Souls e Bloodborne. Já a gigantesca espada de Cloud Strife, de Final Fantasy 7, é inspirada pela arma usada por Guts, protagonista do mangá Berserk.

Berserk, aliás, já teve duas adaptações para anime. Uma em 1997, com 25 episódios, e outra lançada em 2016, com 24 capítulos. Apenas a segunda versão está disponível no Brasil, via Crunchyroll, enquanto o mangá é publicado pela editora Panini.

O mangá também virou dois jogos de videogame, um em 1999 para Dreamcast, outro em 2004 para o PS2 e um mais recente, de 2017, para PS4, PS Vita e PC.

O legado de Berserk segue em frente, ainda que o futuro do mangá seja incerto neste momento.

Com informações: CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados