HarmonyOS chegará ao Huawei P30 Pro lançado no Brasil e mais 100 dispositivos

Huawei P30 Pro, smartphone com Android de fábrica lançado no Brasil em 2019, receberá o novo HarmonyOS até o final do ano

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei P30 Pro
Huawei P30 Pro receberá HarmonyOS (Imagem: Tecnoblog)

Os celulares da Huawei receberão o HarmonyOS através de uma atualização. Nesta quarta-feira (2), a fabricante chinesa informou que vai levar o seu novo sistema operacional a mais de cem celulares, tablets e demais dispositivos no mundo todo. Entre eles, está o Huawei P30 Pro, celular que chegou ao Brasil no começo de 2019.

O anúncio dessa semana dá sequência à declaração feita pela companhia em setembro do ano passado. Na época, a Huawei afirmou que “os dispositivos que rodam o novo EMUI 11 serão elegíveis para upgrade ao HarmonyOS no futuro”. A fabricante, no entanto, não deu detalhes sobre como este processo aconteceria.

Agora, a companhia vai começar a levar o seu novo sistema operacional revelado pela primeira vez em 2019 aos gadgets da Huawei que já estão disponíveis no mercado. É o caso dos celulares das linhas Mate 30, Mate 40 e P40, que receberão o software já em junho de 2021. O tablet MatePro (2019) também participa da primeira leva.

A etapa seguinte está prevista para acontecer no terceiro trimestre. Neste momento, o software chegará aos smartphones das categorias Mate 20, Nova 6, Nova 7 e Nova 8, além dos tablets MatePad (2019) e outros dispositivos.

Depois, no quarto trimestre, o HarmonyOS será levado ao Huawei P30 Pro, que começou a ser comercializado no Brasil em 2019. O P30, Nova 5 Pro e a família Mate 20 X também aparecem na relação.

A última etapa acontecerá no primeiro semestre de 2022. Este é o momento que engloba a maior quantidade de dispositivos, inclusive a linha Mate 9, que marcou a sua estreia em 2016. A relação ainda traz outros aparelhos, como as famílias Huawei Mate 10, P10, P20 e Nova 5.

Huawei MatePro de 12,6 polegadas (Imagem: Divulgação/Huawei)

Huawei MatePro de 12,6 polegadas (Imagem: Divulgação/Huawei)

Huawei lança relógios e tablets com HarmonyOS

Nesta quarta-feira (2), a Huawei também apresentou os seus primeiros dispositivos com o HarmonyOS. Trata-se do Huawei Watch 3 e Watch 3 Pro, os novos relógios da companhia que chamam a atenção pelo oxímetro embutido. Outro destaque fica pela bateria de longa duração.

A companhia ainda apresentou três tablets com o sistema e sem apps do Google: MatePad 11, MatePro de 10,8 polegadas e MatePad Pro de 12,6 polegadas. O The Verge, porém, disse que conseguiu instalar o APK oficial do WhatsApp no modelo com selo Pro. O relato dá mais força às suspeitas de que o software é baseado no Android.

Com informações: Gizmochina e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados