Facebook compra estúdio por trás do Crayta, semelhante a Roblox

A empresa planeja utilizar recursos do Crayta para melhorar e trazer novas possibilidades ao Facebook Gaming

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Gaming compra Crayta (Imagem: Divulgação/Unit 2 Games)

Facebook Gaming compra Crayta (Imagem: Divulgação/Unit 2 Games)

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (04), a compra da Unit 2 Games, responsável pelo Crayta, uma plataforma de criação de jogos semelhante ao Roblox, e que se baseia no Unreal Engine. A aquisição deve permitir que a empresa de Mark Zuckerberg apresente avanços em novos recursos para o Facebook Gaming em breve.

O Crayta foi lançado há apenas um ano e ganhou destaque após oferecimento gratuito no Google Stadia. Apesar do pouco tempo de estrada, a plataforma rapidamente conquistou usuários em seu próprio nicho e trouxe algumas soluções de monetização, chamando a atenção do Facebook. Em março, o Crayta passou a ser disponibilizado também na Epic Games Store.

Crayta maximizou a tecnologia atual de streaming em nuvem para tornar a criação de jogos mais acessível e fácil de usar. Planejamos integrar o conjunto de ferramentas de criação da Crayta à plataforma em nuvem do Facebook Gaming para fornecer instantaneamente novas experiências no Facebook ”, afirmou o VP de jogos do Facebook, Vivek Sharma.

Aquisição não deve afetar uso do Crayta

Toda a equipe da plataforma de jogos fará parte da movimentação. Em um post no Medium, Richard Smithies, CEO da Unit 2 Games, afirmou que todo o time da empresa está “extremamente emocionado” por se unir oficialmente à família do Facebook Gaming.

“Como muitos de vocês sabem, nossa visão para Unit 2 Games e Crayta era realmente democratizar a criação de jogos, capacitando mais pessoas do que nunca para fazer, jogar e compartilhar jogos, independentemente da experiência ou histórico. (…) A equipe do Facebook Gaming também compartilha esses valores e está tão entusiasmada quanto nós com o potencial dessa visão e com o talento e a paixão de nossa equipe”, explicou Smithies.

O Crayta continuará funcionando normalmente para seus usuários, ao menos por enquanto. O CEO da Unit 2 Games promete trazer novos conteúdos e recursos para o jogo enquanto “planeja o futuro”.

O Facebook não chegou a revelar os detalhes financeiros e contratuais sobre o negócio.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados