Americanas vende gift card de Xbox, PS e Blizzard via QR Code em lojas

Códigos para vitrine virtual de cartões ficarão posicionados em pontos estratégicos de lojas físicas e poderão ser pagos no caixa

Ana Marques
Por

A Americanas, em parceria com a Blackhawk Network, está lançando mais uma forma de comprar gift cards no país: por meio de QR Codes espalhados em lojas físicas. A estratégia utiliza o conceito de prateleira infinita, permitindo que clientes selecionem seus gift cards preferidos de forma digital, o que contribui para a redução do descarte de papel. O projeto começa com cartões pré-pagos de conteúdo Xbox, PlayStation, Blizzard e Minecraft.

Americanas vende gift cards via QR Code (Imagem: Divulgação/Blackhawk Network)

Americanas vende gift cards via QR Code (Imagem: Divulgação/Blackhawk Network)

Segundo a Blackhawk Network, os QR Codes estarão disponíveis em mais de 1,7 mil lojas físicas da Americanas no país. A empresa acredita que a solução pode melhorar a experiência do consumidor na loja física, proporcionando maior conveniência ao cliente.

Gift cards ficarão em pontos estratégicos

Para adquirir um gift card, é preciso localizar um dos QR Codes presentes nos displays de cartões dentro de uma loja física e realizar a leitura com a câmera do celular. As vitrines devem ficar localizadas em pontos estratégicos que façam sentido para o consumidor, de acordo com o contexto do conteúdo presente no cartão.

“Games podem estar ao lado de snacks, por exemplo, enquanto cartões de streaming de vídeos – próxima etapa da parceria – ficarão dispostos tanto ao lado de produtos como pipocas e guloseimas quanto na área de televisores”, explica a Blackhawk Network.

Pagando no caixa

Ao apontar o smartphone para o QR Code, o cliente poderá acessar uma página com a vitrine virtual, escolher o gift card de sua preferência e, sem seguida, realizar um cadastro por e-mail. Na conclusão do processo, um código de barras é gerado para que o consumidor realize o pagamento no caixa da loja utilizando o método que preferir (dinheiro, cartão, Ame Digital).

Quando o pagamento é confirmado, a empresa envia o código para resgate do cartão-presente ao e-mail do cliente, pronto para uso.

Disponibilidade dos gift cards via QR Code

Os gift cards via QR Code começam a aparecer em 30 lojas da Americanas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A operação deve ser expandida para todas as lojas físicas da empresa nos próximos meses.

Por outro lado, os cartões convencionais continuam sendo vendidos, ao menos neste primeiro momento.

Relacionados

Relacionados