Americanas vende gift card de Xbox, PS e Blizzard via QR Code em lojas

Códigos para vitrine virtual de cartões ficarão posicionados em pontos estratégicos de lojas físicas e poderão ser pagos no caixa

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Americanas vende gift cards via QR Code (Imagem: Divulgação/Blackhawk Network)

Americanas vende gift cards via QR Code (Imagem: Divulgação/Blackhawk Network)

A Americanas, em parceria com a Blackhawk Network, está lançando mais uma forma de comprar gift cards no país: por meio de QR Codes espalhados em lojas físicas. A estratégia utiliza o conceito de prateleira infinita, permitindo que clientes selecionem seus gift cards preferidos de forma digital, o que contribui para a redução do descarte de papel. O projeto começa com cartões pré-pagos de conteúdo Xbox, PlayStation, Blizzard e Minecraft.

Segundo a Blackhawk Network, os QR Codes estarão disponíveis em mais de 1,7 mil lojas físicas da Americanas no país. A empresa acredita que a solução pode melhorar a experiência do consumidor na loja física, proporcionando maior conveniência ao cliente.

Gift cards ficarão em pontos estratégicos

Para adquirir um gift card, é preciso localizar um dos QR Codes presentes nos displays de cartões dentro de uma loja física e realizar a leitura com a câmera do celular. As vitrines devem ficar localizadas em pontos estratégicos que façam sentido para o consumidor, de acordo com o contexto do conteúdo presente no cartão.

“Games podem estar ao lado de snacks, por exemplo, enquanto cartões de streaming de vídeos – próxima etapa da parceria – ficarão dispostos tanto ao lado de produtos como pipocas e guloseimas quanto na área de televisores”, explica a Blackhawk Network.

Pagando no caixa

Ao apontar o smartphone para o QR Code, o cliente poderá acessar uma página com a vitrine virtual, escolher o gift card de sua preferência e, sem seguida, realizar um cadastro por e-mail. Na conclusão do processo, um código de barras é gerado para que o consumidor realize o pagamento no caixa da loja utilizando o método que preferir (dinheiro, cartão, Ame Digital).

Quando o pagamento é confirmado, a empresa envia o código para resgate do cartão-presente ao e-mail do cliente, pronto para uso.

Disponibilidade dos gift cards via QR Code

Os gift cards via QR Code começam a aparecer em 30 lojas da Americanas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A operação deve ser expandida para todas as lojas físicas da empresa nos próximos meses.

Por outro lado, os cartões convencionais continuam sendo vendidos, ao menos neste primeiro momento.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados