Google vai ajustar notas da Play Store usando seu local e tipo de dispositivo

Atualização que transforma notas de acordo com local e hardware são para que reviews ofereçam “experiência personalizada que cada usuário espera”, diz Google

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
App da Google Play Store no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A partir de novembro de 2021, as notas de aplicativos na Google Play Store vão variar de acordo com a região do usuário. Com a atualização ao sistema de avaliações do marketplace de apps virtual, cada um vai ver pontuações diferentes que mudam conforme a localização pessoal. Em 2022, o Google vai estender essa mudança ao hardware: donos de celular, tablet, Chromebook, ou smartwatches vão ter apps com notas diferentes entre aparelhos.

A mudança se deve principalmente ao feedback de desenvolvedores da Play Store. Ao Google, os profissionais afirmaram que as notas em aplicativos poderiam ser um pouco mais úteis.

Para a empresa, a atualização permite que avaliações se tornem uma “experiência mais personalizada e indicativa do que cada usuário espera”. O update, previsto para ser lançado em aproximadamente três meses, vai mudar as notas para usuários de diferentes regiões. Quem navega pela Play Store no Brasil não terá necessariamente a mesma nota para apps do que alguém que acessa a loja nos EUA, por exemplo.

Google atualiza Play Console, para desenvolvedores

O Google também já lançou novas mudanças para o Play Console, painel de performance de apps dedicado a desenvolvedores. Agora, os donos dos aplicativos podem consultar no Play Console o feedback para cada aparelho Android ou Chrome OS: tablet, celular, smartwatch ou Chromebook.

Além disso, a empresa aumentou as opções de filtros sobre o desempenho do app na Play Store. A atualização permite que desenvolvedores acessem dados agregados dos aplicativos por data e período de tempo (mensal, semanal, diário).

Outra novidade é o botão de baixar estatísticas dos apps em planilhas CSV. É possível, por meio dos filtros, baixar e comparar todas as médias de nota diárias de um único aplicativo e fazer comparações.

Nota da Play Store vai mudar de acordo com hardware

No começo de 2022, o Google planeja estender o conceito de avaliações diferentes para o hardware: usuários de celular, por exemplo, não vão ver necessariamente a mesma nota para os apps na Play Store do que alguém que usa um Chromebook. “Isso também vai dar aos usuários uma boa impressão do tipo de experiência que podem esperar para o aparelho que estão usando”, diz o Google em nota.

Mas o Google afirma que o desenvolvedor terá tempo para se adaptar às mudanças; dez dias antes da atualização ser lançada, a empresa fará uma análise do app na Play Store; caso ele perca mais do que 0,2 pontos na nota, a empresa vai entrar em contato com o responsável.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados