Como cancelar uma compra e pedir um reembolso na Play Store

Saiba como cancelar uma compra e pedir um reembolso na Play Store caso tenha se arrependido de adquirir um aplicativo

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

É normal se arrepender de ter comprado um aplicativo na Play Store, principalmente quando ele não atende suas expectativas ou não entrega aquilo que foi prometido. Felizmente, a loja permite cancelar a compra e pedir um reembolso em poucos minutos. Abaixo, vou mostrar como fazer isso para recuperar seu dinheiro.

O que pode ser reembolsado na Play Store

A boa notícia é que praticamente tudo o que está disponível na Play Store pode ser reembolsado, mas existem algumas exceções. Revistas compradas de maneira avulsa (sem assinatura), músicas e filmes, só entram na política de reembolso caso não tenham sido abertos ou executados no dispositivo.

Quanto a aplicativo e jogos, que são os mais comuns, eles só podem ser reembolsados uma única vez. Isso significa que, se você já comprou, pediu o dinheiro de volta, comprou de novo e quer devolver mais uma vez, a loja não aceitará.

Políticas de reembolso da Play Store

Antes de cancelar a compra e solicitar o reembolso, é muito importante conhecer as políticas do Google quanto a esse assunto. Veja abaixo:

  • O pedido de reembolso pode ser feito em até 48 horas após a compra de um app/jogo. Após esse período, o contato deve ser feito diretamente com o desenvolvedor;
  • Músicas, filmes, livros e outros conteúdos, podem ter o reembolso solicitado após 48 horas;
  • O processo não é automático. Todos os pedidos são analisados individualmente e, na maioria das vezes, a resposta leva cerca de 15 minutos, mas esse prazo pode se estender em até 4 dias úteis;
  • A Play Store não permite solicitar mais de um reembolso por vez. Ou seja, o processo deve ser feito individualmente em cada compra.

Prazos para reembolsos

Os reembolsos feitos pela Play Store são devolvidos na mesma forma de pagamento usada na hora da compra, mas o prazo para recebê-los varia de acordo com o método escolhido. Veja a tabela abaixo:

Forma de pagamentoPrazo
Cartão de crédito3 a 7 dias úteis, podendo chegar a 10 dependendo do emissor do cartão
Saldo do Google Play1 dia útil
Mercado Pago1 a 5 dias úteis

Como pedir um reembolso na Play Store

  1. Acesse play.google.com/store/account;
  2. Faça login com sua conta do Google;
  3. Clique em “Histórico de pedidos”;
  4. Na compra que deseja pedir o reembolso, clique em “Solicitar um reembolso”;
  5. Preencha o formulário e indique que você quer ser reembolsado.

A partir deste momento, o Google vai analisar sua solicitação e a resposta deve ser enviada por e-mail em poucos minutos.

Pronto, agora você já sabe como cancelar uma compra na Play Store e pedir seu dinheiro de volta.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados