É possível solicitar o reembolso no iFood se você desistir da compra, em caso de atraso na entrega ou quando o pedido vem errado. Em alguns casos, a plataforma pode pedir para o cliente enviar imagens do produto para que o estorno seja concluído.

Antes de começar, vale lembrar que nem sempre o estorno será concedido. Para cada caso, há um mecanismo e uma análise do iFood que visa evitar situações injustas para o cliente e para o restaurante.

Como pedir reembolso no iFood se o pedido não foi entregue?

Se você tem um pedido no iFood que consta como entregue, mas não chegou até você, é possível abrir uma reclamação na plataforma para obter o reembolso do valor. Confira abaixo o procedimento:

  1. Abra o iFood, e toque na opção Pedidos no menu inferior. Encontre a compra em questão, e toque no menu Ajuda.
  2. Na seção Como podemos te ajudar, toque na opção Pedido não foi entregue
    Reembolso de pedido no iFood
  3. Toque em Enviar mensagem para o iFood. Na tela seguinte, você deverá preencher e enviar o formulário informando que o pedido não foi entregue.
    Solicitar estorno de pedido não entregue no iFood

Após a análise pelo iFood, uma solicitação de estorno será aberta. Após a aprovação, você receberá o reembolso na forma de pagamento original. Se o pedido foi pago com cartão de crédito, por exemplo, o valor será creditado na fatura; caso seja via Pix, o montante será devolvido para a conta que efetuou a transação.

Como pedir reembolso no iFood se houve problemas com o pedido?

O iFood possui uma política de reembolso para situações em que houve algum problema no delivery, como pedido incompleto, incorreto, violado ou com qualidade indesejada.

Para solicitar um reembolso nessas situações, abra o app do iFood, entre na seção Pedidos e toque em Ajuda no pedido em questão. Escolha a opção adequada dentro da seção Problemas com o pedido.

De acordo com a política do iFood, o restaurante deve responder em até 5 minutos se irá aceitar ou recusar o cancelamento. A plataforma poderá solicitar fotos e pedir mais detalhes sobre o motivo do cancelamento. Se o restaurante recusar, é possível pedir para o atendimento do iFood fazer uma análise do caso e tomar uma decisão.

Também é possível exercer o seu direito de arrependimento no iFood, mas apenas para pedidos feitos na categoria mercado, farmácia, pet shop, bebidas e shopping. O cliente pode solicitar o cancelamento da compra em até 7 dias corridos, com reembolso parcial ou integral.

Posso pedir reembolso no iFood ao desistir do pedido?

É possível cancelar um pedido no iFood, mas é importante observar as políticas de reembolso do aplicativo de delivery:

  • Se o cancelamento for solicitado antes da confirmação pela loja, é possível cancelar o pedido e ser reembolsado integralmente. Para isso, vá em Pedidos, clique em Ajuda no pedido que quer cancelar e em seguida entre em Quero cancelar meu pedido;
  • Se o pedido já foi confirmado e ele está dentro do prazo, é possível solicitar o cancelamento. O restaurante será notificado e pode decidir se aceita ou recusa o cancelamento.
  • Se o pedido está atrasado, é possível solicitar o cancelamento e reembolso após ultrapassar 10 minutos do prazo estimado.
  • Se a compra foi um produto nas categorias mercado, farmácia, pet shop, bebidas e shopping, é possível exercer o direito de arrependimento do Código de Defesa do Consumidor e solicitar o pedido de cancelamento, com prazo de até 7 dias úteis após o recebimento da compra.

Como acompanhar o estorno do seu pedido no iFood

Se você já tem uma solicitação de estorno aberta no iFood, basta ir à seção Pedidos, encontrar o pedido com solicitação de estorno, clicar em Ajuda e depois em Não recebi meu reembolso.

Quanto tempo demora o reembolso do iFood no débito?

O prazo para reembolso do iFood varia conforme o método de pagamento utilizado. Confira abaixo as políticas do aplicativo de delivery:

  • Cartão de débito: em até 30 dias
  • Cartão de crédito: em até duas faturas
  • Pix: no mesmo dia
  • Saldo iFood: no mesmo dia
  • Cartão de crédito pré-pago: em até 30 dias
  • Vale-refeição ou alimentação: em até 48 horas
  • iFood Benefícios: no mesmo dia
  • Pagamento via app Nubank: em até 3 dias

Posso pedir reembolso do iFood com pagamento via Pix?

É possível pedir o reembolso do iFood caso seu pagamento tenha sido feito via Pix. A política da plataforma de delivery informa que o valor será creditado no mesmo dia após o estorno ser aprovado.

Com informações: iFood, [2], [3], [4]

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados