Versão definitiva do Google Nearby Share chega para o Windows

Serviço de compartilhamento de arquivos entre PCs Windows e dispositivos Android recebe versão estável; recurso é compatível com Windows 10 e 11

Felipe Freitas
Por
Google vai levar Nearby Share e Fast Pair ao Windows 11 (Imagem: Divulgação)
Google lança versão oficial do Nearby Share para Windows 10 e 11 (Imagem: Divulgação/Google)

O Google anunciou o lançamento oficial do recurso Nearby Share para computadores com sistema operacional Windows. O Nearby Share é equivalente ao AirDrop da Apple, mas permite que celulares Androids e PCs Windows (na versão 10 e 11 de 64 bit) compartilhem arquivos entre si. A ferramenta estava disponível na versão beta desde março.

Para utilizar o Nearby Share, é obrigatório que o computador possua suporte para conexão Bluetooth. O recurso já estava disponível nos outros dispositivos Android, como tablets e Chromebooks. Além da versão estável, encerrando o beta, o Nearby Share para Windows traz melhorias de desempenho e de usabilidade.

Novidades do Google Nearby Share para Windows

Com o lançamento oficial do Nearby Share, o Google lança as seguintes novidades e melhorias para o recurso:

  • Redução de falhas no Nearby Share que causavam fechamentos do programa;
  • Aumento da taxa de sucesso da transferência dos arquivos;
  • Para melhorar a usabilidade, o Nearby Share agora mostra o tempo estimado para completar a transferência de arquivos;
Nearby Share mostrará tempo estimado para transferência de arquivo (Imagem: Divulgação/Google)
Nearby Share mostrará tempo estimado para transferência de arquivo (Imagem: Divulgação/Google)
  • Imagem de prévia em uma notificação do dispositivo para auxiliar na identificação do arquivo a ser transferido, que permite visualizar se o arquivo correto é transferido;

Para ajudar na ampliação e acesso do Nearby Share, o Google anunciou que negocia com fabricantes de computadores Windows para que o programa chegue pré-instalado em alguns dispositivos. Em seu site oficial, o Google usou de exemplo que está em contato com a HP para que o Nearby Share saia de fábrica nos PCs da marca.

Nada de Nearby Share na Microsoft Store

Ironicamente (já explico), o Nearby Share ainda não está disponível na Microsoft Store. Isso causa um estranhamento porque a Microsoft quer popularizar a sua loja de aplicativos como fonte de programas para os usuários.

Para baixar o Nearby Share, você precisa acessar o site do Android, sistema operacional do Google para dispositivos mobile.

Se o seu desktop não possui Bluetooth, você terá que comprar um adaptador para usar o Nearby Share. Por outro lado, Bluetooth é praticamente um recurso obrigatório em notebooks.

Com informações: Google, XDA Developers e 9to5Google

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados