Samsung e Google criam ferramenta única para mandar arquivos no Android

Fusão entre ferramenta de transferência de arquivos das empresas apareceu no fim de 2023 em uma versão beta do app; lançamento oficial será em fevereiro

Felipe Freitas
Por
Depois de surgir em versão beta, fusão entre Quick Share e Nearby Share é confirmada por Google e Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)
Depois de surgir em versão beta, fusão entre Quick Share e Nearby Share é confirmada por Google e Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Google e a Samsung anunciaram nesta semana a fusão do Nearby Share e Quick Share em um único serviço. Os dois aplicativos (o primeiro do Google, o segundo da Samsung) permitem a transferência de arquivos entre dispositivos de modo mais prático, similar ao que o AirDrop da Apple faz nos dispositivos da marca. O novo Quick Share será liberado a partir de fevereiro.

No próximo mês, quem possui dispositivos com o Nearby Share instalado receberá a atualização para o novo app. No caso dos usuários de produtos da Samsung, o update será praticamente só no visual, já que para eles o aplicativo seguirá com o mesmo nome — mas ainda será necessário atualizar o app. O novo logo do Quick Share mantém o padrão circular pré-fusão, mas adiciona duas setas quase centralizadas.

“Quick Share é melhor opção de app de transferências”

Principal diferença da fusão está no design do Quick Share (Imagem: Divulgação/Samsung)
Principal diferença da fusão está no design do Quick Share (Imagem: Divulgação/Samsung)

Durante o anúncio da fusão entre o Nearby Share e Quick Share, que foi realizado na CES 2024, o Google afirmou que o aplicativo se torna a melhor opção para transferências de arquivos no ecossistema Android. A big tech revelou ainda que está negociando com fabricantes de notebooks para que o Quick Share seja instalado de fábrica no Windows.

Essa busca por parcerias com fabricantes também é uma maneira de seguir o suporte (e ampliar a presença) do Nearby Share nos PCs. O aplicativo foi lançado para os sistemas operacionais Windows 10 e 11 em abril de 2023, o que facilita a transferência de arquivos do notebook ou desktop para quem não possui um Chromebook, um laptop da Samsung ou um Pixel.

Mais detalhes sobre o novo Quick Share devem ser apresentados na próxima quarta-feira (17), quando a Samsung realiza o primeiro Galaxy Unpacked de 2024. No evento, a fabricante pode explicar melhor o cronograma de lançamento do aplicativo — e uma provável parceria com o Google para levar o Bard para os Galaxy S24.

Com informações: 9to5Google e Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados