Como ver os arquivos baixados no Android

Aprenda como ver os arquivos baixados no Android, usando o Files, o gerenciador de arquivos oficial desenvolvido pelo Google

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O Android permite baixar e compartilhar arquivos de uma maneira bem simples, mas nem sempre é possível ver com facilidade onde eles foram salvos. Para isso existem os apps gerenciadores de arquivos, entre eles o Files, desenvolvido pelo próprio Google. Confira a seguir nosso guia de como ver os arquivos baixados no Android.

Como ver os arquivos baixados no Android

Dispositivos Android possuem um acesso simplificado às suas pastas internas, pelo menos quando você conecta o dispositivo a um computador via cabo USB. Por outro lado, quando é preciso procurar o paradeiro de um documento, foto ou arquivo baixado pela interface do celular, as coisas mudam.

Dependendo do fabricante e do gerenciador de arquivos padrão usado, quando disponível, o método para localizar a pasta de arquivos baixados, que por padrão é chamada de “Downloads”, pode ser bem diferente entre dispositivos Android.

Para facilitar o acesso aos arquivos salvos em um celular ou tablet que usa o sistema, o Google desenvolveu um gerenciador de arquivos padrão para o Android, chamado Files do Google. Ele vem pré-instalado em alguns aparelhos, mas pode ser baixado facilmente pela Play Store.

Usando o Files, é possível acessar os arquivos baixados no Android facilmente. Veja como fazer:

Interface do Files do Google no Android (Imagem: Reprodução/Google)
Interface do Files do Google no Android (Imagem: Reprodução/Google)
  1. Acesse a Play Store, baixe e instale o Files do Google.
    Se o app vier pré-instalado em seu aparelho Android, pule esta etapa;
  2. Abra o app e confirme as solicitações para permissão de acesso ao armazenamento;
  3. Na tela principal, toque em “Procurar”, na parte inferior da tela;
  4. Toque em “Downloads”;
  5. O Files exibirá todos os arquivos baixados da internet e salvos localmente no Android.

O que o Files faz é padronizar o sistema de busca de arquivos no Android, de modo que o procedimento seja o mesmo para qualquer aparelho que rode o sistema do Google. Assim, o usuário não precisa reaprender como localizar os documentos e arquivos salvos localmente, se trocar de um aparelho para outro de um fabricante diferente.

Além de exibir os downloads, o Files do Google oferece ferramentas para liberação de espaço no dispositivo, identificando arquivos ou imagens duplicadas, mídias muito grandes, arquivos temporários e apps que não são usados há muito tempo, sendo um app de gerenciamento geral muito útil para usuários Android.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados