YouTube para Android ganha reprodução 4K de vídeos mesmo em telas HD

Usuários de celulares Android poderão definir resolução no YouTube maior para melhorar qualidade de imagem

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 6 meses
YouTube app (Android)
YouTube no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Os usuários de smartphones com Android agora podem reproduzir vídeos do YouTube em 4K a 60 fps com HDR, ainda que seus celulares tenham telas com menor resolução. O recurso foi liberado do lado do servidor, portanto você já pode verificar se está disponível sem precisar atualizar o aplicativo. A função já estava disponível no iOS desde o final do ano passado.

Algumas pessoas podem achar que os benefícios desse recurso seriam apenas para quem usa um telefone com display 4K (alô, Sony!) ou monitores externos, mas não é bem assim que funciona.

Ainda que você não consiga tirar o máximo de proveito da resolução oferecida, os usuários ainda poderão obter uma qualidade melhor na reprodução devido ao maior bitrate, mesmo em telas HD. Na prática, os mais detalhistas poderão perceber imagens mais nítidas e com uma melhor gama de cores.

Testei a nova configuração com um Galaxy S20 Ultra, que respondeu bem à reprodução em 2160p. Em alguns aparelhos, porém, o aumento da resolução pode apresentar quadros cortados e pouca fluidez, como reporta o GSMArena.

Vale ressaltar que o streaming em 4K acabará baixando arquivos em tamanhos maiores, o que pode não representar uma troca vantajosa o suficiente se você estiver usando dados móveis, por exemplo.

Com informações: Android Authority

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados