Prefeitura de município em SP é alvo de ransomware e tem serviços suspensos

Prefeitura de Taboão da Serra admitiu ter sido alvo de ransomware; serviços de atendimento ao cidadão deixaram de funcionar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Globant tem dados vazados pelo Lapsus$ (imagem ilustrativa: Ashna/PixaHive)

A Prefeitura de Taboão da Serra (SP) é o mais recente órgão público brasileiro a ser vítima de um ransomware. É o que informa uma nota oficial divulgada nesta sexta-feira (27). As consequência são sentidas pelos cidadãos do município: vários serviços públicos ficaram inoperantes por causa do ataque.

No comunicado, a Prefeitura de Taboão da Serra afirma que o seu servidor principal teve dados criptografados por um “vírus que sequestra a máquina do alvo e criptografa todo o seu conteúdo”. A nota também informa que o malware pede o pagamento de um resgaste em bitcoin.

A descrição bate precisamente com as características de um ransomware, embora não tenha ficado claro, até o momento, qual malware do tipo foi usado no ataque, tampouco o valor exigido pelos invasores como resgate.

Existe mais um agravante: a Prefeitura de Taboão da Serra informa que o seu backup também foi criptografado pelo malware. Por conta disso, serviços oferecidos via Central de Atendimento ao Cidadão (Atende) ficaram inacessíveis.

Sem nenhuma surpresa, a página online do Atende apresentava uma mensagem de “site temporariamente indisponível” na tarde desta sexta-feira:

Plataforma Atende de Taboão da Serra ficou indisponível (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Plataforma Atende de Taboão da Serra ficou indisponível (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Não há previsão de normalização

Não há previsão para a normalização dos serviços afetados. Na nota oficial, a Prefeitura de Taboão da Serra aponta apenas que as autoridades competentes já foram informadas do ataque e que “está totalmente mobilizada para restabelecer o funcionamento dos sistemas com a maior brevidade possível”.

O órgão também não informou o que tem sido feito para a recuperação dos sistemas. O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Taboão da Serra pedindo esclarecimentos. Este texto será atualizado se tivermos retorno.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados