Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Bug no iTunes: app não abre no PC com Windows após atualização

Falha no iTunes atinge versão 12.12.0.6, liberada nesta terça (21) via Microsoft Store; Apple ainda não lançou correção para bug, mas soluções alternativas podem ajudar

Por

Usuários de diversas partes do mundo estão relatando problemas para iniciar o iTunes em PCs com Windows 10. Segundo os relatos, a última atualização do aplicativo que chegou via Microsoft Store (versão 12.12.0.6) está resultando em uma mensagem de erro que impede o programa de rodar normalmente, e pede que ele seja reinstalado.

Um tópico na página de suporte da Apple destinada ao iTunes para Windows foi criado na manhã desta terça-feira (21). Por lá, algumas pessoas relatam o mesmo problema — após a atualização do iTunes para a versão mais recente, o aplicativo exibe a seguinte mensagem de erro:

“iTunes cannot run because some of its required files are missing. Please reinstall iTunes.”

Apesar disso, ao tentar realizar o reparo e reinstalar o iTunes, a falha e a mensagem de alerta permanecem — a menos que você tente instalar uma versão mais antiga do programa e impeça a atualização proveniente da Microsoft Store.

Bug pode ser contornado com mudança de idioma

A suposta ausência de arquivos parece estar relacionada a um bug de idioma do sistema. Como é reportado em outro tópico do fórum, a mensagem aparece apenas quando o Windows não está configurado para o inglês.

A “solução” foi testada pelo Tecnoblog, e funciona: em português, o aplicativo exibe o erro acima, mas se mudarmos as configurações do Windows para inglês, o iTunes funciona normalmente. O bug retorna ao tentar voltar para outro idioma qualquer — para referência, o italiano e o alemão também resultaram no mesmo problema.

Para mudar o idioma da UI do Windows, basta acessar as configurações do sistema pelo menu Iniciar, entrar na guia “Idioma” baixar o pacote em inglês (caso ainda não o tenha) e defini-lo como idioma de exibição do Windows.

Configurações de idioma do Windows 10 (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A Apple ainda não enviou uma correção para o problema do iTunes, mas ela deve ser disponibilizada em breve em uma atualização futura. Até lá, você pode tentar uma das soluções acima caso precise usar app no PC.