Notch do MacBook Pro cria problemas para programas do macOS

Nova geração do MacBook Pro foi anunciada com notch na tela e opções com os processadores Apple M1 Pro e M1 Max na ficha técnica

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tela do novo MacBook de 16 polegadas (imagem: divulgação/Apple)

O notch é uma das características mais marcantes do novo MacBook Pro. O problema é que nem todos os aplicativos se adaptaram muito bem à mudança, pois o recorte está sobrepondo informações da barra de menus em alguns casos. Os detalhes foram revelados em vídeos por Quinn Nelson, do canal Snazzy Labs, nesta quarta-feira (26).

Os vídeos foram publicados em seu perfil do Twitter. Em um deles, Nelson mostrou que o entalhe oculta os elementos do app iStats Menu caso muitos widgets estejam habilitados e ocupem bastante espaço da barra de menus. Ainda assim, é possível acessá-los com o ponteiro do mouse mesmo que estejam por baixo do notch.

A Bjango, responsável pelo iStats Menu, respondeu ao tweet logo em seguida. “Estamos usando apenas o NSStatusItems padrão [classe para exibir elementos na barra de menus do macOS] como a maioria dos aplicativos usaria para seus itens de status da barra de menus”, disseram. Em outras palavras: não há nada de anormal no app.

O outro vídeo usa o DaVinci Resolve para a demonstração. Neste caso, os menus do aplicativo chegam a evitar a área do recorte e são espalhados para o outro lado da barra já que não cabem na porção da esquerda. Ao passar com o mouse pelas laterais do espaço coberto pelo entalhe, o ponteiro pula para o outro lado imediatamente.

https://twitter.com/SnazzyQ/status/1453143798251339778

Conforme observado pelo MacRumors, este comportamento é nativo e esperado pelo sistema operacional da Apple. O macOS consegue desativar a área que fica abaixo do notch caso o aplicativo precise de mais espaço para os menus. Dessa forma, as opções que não caberiam no lado esquerdo são distribuídas para o lado direito.

Por outro lado, parece que não há muita consistência na experiência. Isto porque, se o gerenciador de arquivos Finder estiver em primeiro plano, os usuários conseguem passar o ponteiro do mouse por baixo do notch. Enquanto isso, ao fazer o mesmo gesto com um app aberto, o cursor é levado para o outro lado do recorte.

Notch do MacBook com Apple M1 Pro e M1 Max (Imagem: Divulgação/Apple)
Notch do MacBook com Apple M1 Pro e M1 Max (Imagem: Divulgação/Apple)

Apps ocultam notch do novo MacBook Pro

Assim como no iPhone X, o notch virou um divisor de águas: há quem goste e há quem não goste. Mas o que fazer se você faz parte do segundo grupo e quer comprar o novo MacBook Pro? Bem, já existem aplicativos para isso que prometem esconder o recorte do notebook para que ele passe despercebido e sem incomodar no dia a dia. 

É o caso do Forehead (goodsnooze.gumroad.com). A solução gratuita não apenas oculta o notch com um fundo preto na barra de menus como terá uma opção para simular o recorte em modelos mais antigos do computador. O TopNotch (topnotch.app) é outra alternativa grátis que promete esconder o entalhe.

O notch é uma das novidades do novo MacBook Pro. Com design renovado, opções com tela mini-LED de 14 polegadas e 16 polegadas, porta HDMI, conector MagSafe e chips Apple M1 Pro e Apple M1 Max, o computador foi anunciado nos Estados Unidos na semana passada. No Brasil, os preços do notebook da Apple chegam a R$ 78 mil.

Com informações: 9to5Mac e MacRumors (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados