Windows 11 SE pode chegar em notebook barato da Microsoft para estudantes

Microsoft está se preparando para lançar um notebook mais acessível para estudantes com Windows 11 SE e ficha técnica mais simples

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Notebook com Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

Windows 11 deve ganhar uma nova edição em breve. De acordo com o Windows Central nesta terça-feira (26), a Microsoft está preparado o Windows 11 SE para ser levado a um notebook mais simples da linha Surface para estudantes. A expectativa é de que o computador barato da companhia seja anunciado ainda neste ano.

A nova versão do sistema operacional tende a ser conhecida como Windows 11 SE. A edição seria destinada a computadores de baixo custo, voltados para escolas. Pessoas a par do assunto explicaram que a categoria teria foco em otimizações especiais para funcionar em dispositivos de baixo custo e recursos para educação.

Espera-se que o sistema seja levado a um notebook da Microsoft. O computador pode ser comercializado sob a linha Surface e com o nome comercial “Laptop SE”. O site ainda ressalta que o significado da sigla “SE” ainda não foi revelado. Mas há apostas para “Student Edition” (Edição para Estudantes) e “School Edition” (Edição para Escolas).

Ainda assim, esta não é a primeira menção à edição SE do software. Em junho e antes do anúncio do Windows 11, o XDA-Developers revelou que a Microsoft estava preparando uma versão do sistema para empresas e mercado educacional. A variante também teria algumas limitações em relação à edição convencional.

Microsoft Surface Laptop Go (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Microsoft Surface Laptop Go (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Microsoft prepara notebook com Windows 11 SE

O notebook tende a concorrer com o Chromebook, que tem uma presença notável nas escolas dos Estados Unidos. Conhecido pelo codinome “Tenjin”, o computador pode ser mais simples e ter preço mais acessível. Espera-se que o PC seja mais barato que o Surface Laptop Go, que custa US$ 549 (cerca de R$ 3.050 em conversão direta).

Parte da possível ficha técnica do notebook já foi antecipada. A tela, por exemplo, deve medir 11,6 polegadas e ter resolução HD (1366 x 768 pixels). O corpo ainda pode ser de plástico e trazer uma porta USB-A e mais uma porta USB-C, além das entradas para fones de ouvidos (3,5 mm) e para o carregador.

O interior deve comportar o processador Intel Celeron N4120 e a memória RAM de até 8 GB. Mas, até o momento, não há informações a respeito do armazenamento e duração da bateria, por exemplo. Também não se sabe se o computador virá com outros recursos para auxiliar os estudantes, como a suíte Office pré-instalada.

Procurada pelo site, a Microsoft não se manifestou sobre o assunto.

Com informações: ArsTechnica e Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados