Raspberry Pi 4 e Pi 400 agora rodam Android 12 graças a desenvolvedor

Desenvolvedor usa compilação própria de ROM customizada do Android 12 no Raspberry Pi 4 e consegue fazer o básico funcionar

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Raspberry Pi 4 (imagem: divulgação/ Raspberry Pi Foundation)

O Raspberry Pi é uma plataforma de computação muito versátil, o Android é um sistema operacional muito versátil, e eles se encontraram mais uma vez. Um desenvolvedor conseguiu fazer os aparelhos da família Raspberry Pi 4 rodarem o Android 12.

O feito aconteceu graças a KonstaT, um membro sênior da comunidade XDA-Developers. Ele compilou a ROM não oficial LineageOS 19.0 e conseguiu fazê-la funcionar no Pi 4 Model B e no Pi 400 (aquele que é só um teclado). Também dá para usar no Compute Module 4, se ele tiver 2 GB de RAM e uma placa compatível para o sistema.

Vale dizer que o LineageOS 19.0 ainda não terminou de receber as novas funções do Android 12 do AOSP, projeto open-source do sistema operacional.

Captura de tela do Android 12 rodando no Raspberry Pi 4
Captura de tela do Android 12 rodando no Raspberry Pi 4 (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Por enquanto, muitos recursos já estão disponíveis, como saídas de áudio e vídeo, Bluetooth, aceleração de gráficos, Wi-Fi e ethernet.

Nem tudo é perfeito, porém: o processo de boot pelo USB às vezes dá erro, e a codificação e decodificação de vídeo por hardware simplesmente não funciona, assim como algumas das câmeras. Por isso, é bom ter cuidado e um cartão SD para fazer backup.

KonstaT também disponibilizou um arquivo e um guia de instalação em seu site.

Prévia do Windows 11 também roda no Raspberry Pi 4

Colocar no Raspberry Pi sistemas operacionais que não foram desenvolvidos para a plataforma é um desafio, mas às vezes dá certo.

Outra experiência foi feita pelo pessoal do Meio Bit: eles instalaram uma prévia do Windows 11, aproveitando as exigências mais flexíveis da versão ainda em desenvolvimento.

No teste, foi possível fazer programas básicos funcionarem até razoavelmente bem, mas vídeos e jogos nativos tiveram problemas, bem como softwares externos. Até dá para brincar, mas está longe de ser uma opção viável para o usuário médio.

Outro teste com o Windows 11 foi feito pelo usuário theSPEEDCAT do Reddit — ele não compartilhou muitas informações, mas disse que o sistema rodou melhor que o Windows 10.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados