Excel vira esport com campeonato mundial e transmissão ao vivo

Aberto da FMWC coloca especialistas em Excel para resolver casos baseados no mundo real, com direito a narração e apelidos para os jogadores

Giovanni Santa Rosa
Por
É possível converter arquivos de texto .txt ou .csv em Excel (Imagem: Mika / Unsplash)

No último fim de semana, grandes nomes se reuniram para uma disputa virtual acirradíssima com transmissão ao vivo pela TV. Poderíamos estar falando de qualquer competição de esports, mas o torneio em questão era de Excel. Não, não é um jogo novo. É o software de planilhas da Microsoft mesmo.

As finais do aberto da Financial Modeling World Cup (Copa do Mundo de Modelagem Financeira, em tradução livre) aconteceram no sábado (11) e tiveram transmissão do YouTube e da ESPN americana.

Na competição, os jogadores (não sei se é esse o nome mais apropriado) recebem estudos de caso de até cinco páginas com problemas do mundo real e seis a 15 questões com complexidade variável. Aí, é só montar seu modelo no Excel e resolver.

Campeonato tem “Ngoat” e “Mr. Excel”

Pode parecer chato, principalmente se você trabalha com isso de segunda a sexta em horário comercial. A organização trata de dar uma roupagem mais divertida, à la esports mesmo, com apresentações de entrada de cada competidor e apelidos engraçadinhos como “Ngoat” (Andrew Ngai). Até o comentarista Bill Jelen é conhecido com o “Mr. Excel”.

O aberto da FMWC é disputado em formato de mata-mata. Depois de uma qualificatória regional, os competidores foram afunilando até chegar nos oito finalistas do último sábado, com quartas-de-final, semifinal e final.

Ngai se sagrou campeão ao derrotar Michael Jarman na grande final pelo placar de 734 a 280 — cada partida tem um máximo de 1.000 pontos para cada lado. Ele levou para casa US$ 3 mil de prêmio. No total, foram distribuídos US$ 10 mil para todos os participantes dessa etapa final.

Você pode ver o replay da competição no YouTube da FMWC.

Além do aberto, a FMWC tem uma temporada regular, composta por 12 etapas ao longo do ano. A rodada final será no fim de semana que vem (18). Ngai é atualmente o terceiro no ranking, atrás de Anup Agarwal e do líder Diarmuid Early. Há também uma divisão por idade (maiores e menores de 25 anos) e equipes formadas por empresas.

Se você se interessou, dá para conferir as amostras de estudos de caso. Quem quer levar o assunto mais a sério pode pagar por pacotes de competições anteriores. A lojinha do FMWC conta ainda com souvenirs, como esta linda camiseta com estampa do erro #REF! para você levar para casa.

Camiseta da FMWC tem brincadeira com erro (Imagem: Reprodução/FMWC)
Camiseta da FMWC tem brincadeira com erro (Imagem: Reprodução/FMWC)

E para quem não é tão chegado em planilhas, tem também o Microsoft Office Specialist World Championship. Voltado para estudantes, ele inclui também o Word e o PowerPoint.

Com informações: The Verge, PCWorld

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados