Jogos de Windows com DirectX 12 poderão rodar no Linux graças a este projeto

Grupo CodeWeavers está trabalhando para juntar funcionalidades do software CrossOver e do projeto Wine para rodar jogos de Windows com DirectX 12 no Linux a partir de 2022

Murilo Tunholi
Por
Forza Horizon 5 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O grupo de programadores CodeWeavers está trabalhando em uma grande atualização para o CrossOver — software popular entre usuários de Linux que permite rodar jogos de Windows em sistemas não compatíveis. Com os mais recentes CrossOver 21 e 22, a equipe quer levar para o Linux até mesmo os games mais recentes, incluindo títulos com suporte a DirectX 12.

Lançado originalmente em agosto deste ano, o CrossOver 21 une as funcionalidades do CrossOver clássico com o projeto Wine, que também ajuda a rodar programas de Windows no Linux. Por mais que o software já estivesse bem avançado, ainda não era possível mudar a compatibilidade de jogos que precisassem de DirectX 12 para funcionar.

Por enquanto, a tecnologia DirectX só pode ser instalada em computadores com Windows e consoles Xbox Series X|S. Contudo, o projeto Wine consegue rodar jogos com DirectX ao criar uma camada de compatibilidade baseada em Vulkan — API de computação e gráficos 3D compatível com Windows, Linux e outras plataformas.

Por meio do Vulkan, o projeto Wine consegue executar comandos de Direct3D usando a biblioteca de gráficos VKD3D. Essa biblioteca foi desenvolvida pela Valve para ser usada na sua própria camada de compatibilidade, o Proton. Com o avanço da VKD3D, impulsionado pela chegada do Steam Deck, mais jogos com DirectX passaram a funcionar no Linux.

Mesmo usando esse método, o CrossOver ainda não consegue rodar jogos com DirectX 12 de maneira tranquila. Segundo os desenvolvedores, ainda é necessário resolver problemas de desempenho relacionados a hardware. Em um post no blog oficial, o grupo explicou o seguinte:

“O CrossOver usa VKD3D para rodar jogos com DirectX 12. VKD3D é uma biblioteca de gráficos 3D construída em cima do Vulkan. Atualmente, muito trabalho está sendo realizado para melhorar o desempenho do VKD3D. Com a ajuda da extensão de indexação do descritor do Vulkan, que permite ativar funcionalidades semelhantes aos heaps de descritores do DirectX 12, os descritores do Vulkan são escritos em menor frequência e muito menos memória de GPU é usada. Como resultado, o VKD3D pode oferecer suporte a jogos que usam descritores suficientes para exigir recursos de hardware de Nível 2 e Nível 3”.

CodeWeavers.

No mesmo post, a equipe do CodeWeavers prometeu lançar o suporte oficial ao DirectX 12 no CrossOver em algum momento de 2022.

CodeWeavers quer levar jogos para o Mac em 2023

O Vulkan e a biblioteca VKD3D, porém, não são compatíveis com Mac, então fica ainda mais difícil levar os jogos do Windows para os computadores da Apple. Para lidar com isso, os desenvolvedores do CodeWeavers pretendem trabalhar com a biblioteca de gráficos Metal a partir de 2023.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados